As Empresas Privadas e a Política Espacial Brasileira
Olá leitor!
Segue abaixo outro interessante artigo do José Monserrat Filho
postado hoje (16/01) no site da “Agência Espacial Brasileira (AEB)” destacando as
Empresas Privadas e a Política Espacial Brasileira.
Duda Falcão
As Empresas Privadas e a
Política Espacial Brasileira
José Monserrat Filho*
16/01/2012
A Agência Espacial Brasileira (AEB), sob a Presidência de
Marco Antonio Raupp, decidiu apostar fortemente na maior participação das
empresas privadas no programa espacial. Ao chegar à AEB, em março de 2011,
Raupp logo pareceu convencido de que esse era o caminho capaz de conduzir a AEB
a exercer o esperado papel efetivo no desenvolvimento das atividades espaciais
para atender às necessidades e demandas do país. Ele vinha de dirigir a
Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), por mais de três anos,
e o Parque Tecnológico de São José dos Campos, por cerca de cinco anos.
Nos anos 80, fora diretor do Instituto Nacional de
Pesquisas Espaciais (INPE), sob a liderança do então ministro da Ciência e
Tecnologia, Renato Archer, primeiro titular da pasta, criada em 1985. Com o
apoio de Archer, construíra, em tempo recorde, o Laboratório de Integração e
Testes de Satélite (LIT), motivo de orgulho e prova do avanço tecnológico do
INPE e do Programa Espacial Brasileiro. Hoje, ampliado e modernizado, o LIT
confirma sua condição de joia valiosa da nossa coroa espacial, que pode, deve e
precisa ganhar novas e produtivas preciosidades.
Ao deixar o INPE, Raupp encarou outro desafio: o de criar
o Instituto Politécnico do Rio de Janeiro (IPRJ), em Nova Friburgo, Estado do
Rio. Mobilizou gente, empenhou-se a fundo, mas não alcançou o que queria: um
centro de desenvolvimento tecnológico. As autoridades estaduais à época
pensavam em coisas mais imediatas e rendosas politicamente. O IPRJ acabou
virando um campus avançado
da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
A seguir, como diretor do Laboratório Nacional de
Computação Científica (LNCC), Raupp foi à forra, deu novo ímpeto à instituição
e revelou-se, mais uma vez, aguerrido batalhador pelo progresso da ciência e
tecnologia no país. Apoiou a proposta pioneira de Darcy Fontoura de Almeida de
criação do Laboratório de Bioinformática, que uniu biólogos, matemáticos,
cientistas da computação e especialistas em estatística num desafiante trabalho
interdisciplinar. Esse esforço, em boa parte, permitiu reestruturar e
modernizar todo o sistema computacional do LNCC.
Assim, ao assumir a AEB em 21 de março de 2011, Raupp
trazia consigo boa bagagem de pesquisador e administrador público, bem como de
conhecedor e impulsionador da cadeia central do desenvolvimento contemporâneo,
que vai da ciência básica à tecnologia e daí à inovação em produtos, serviços e
métodos mais eficazes de trabalho. Não lhe foi difícil, então, identificar os
problemas a serem atacados de imediato, em sintonia com a linha política
adotada pelo governo como um todo e pelo MCTI, em particular. E o plano de
mobilizar as empresas privadas, neste contexto, surgiu naturalmente.
Quando lhe tocou discutir o primeiro satélite geoestacionário
brasileiro (SGB) de comunicações, não hesitou em argumentar que o novo satélite
não poderia de ser simplesmente comprado no exterior – como a estatal Embratel
já fizera no passado, originando a série Brasilsat, vendida em 1998, junto
com toda a empresa, a uma corporação estrangeira. O SGB deveria ser construído
não só para atender a necessidades cruciais de comunicação do Governo e das
Forças Armadas do Brasil, e ao Programa Nacional da Banda Larga, mas também
para alavancar a capacitação de nossas empresas industriais. O país não poderia
perder a chance de estimular o desenvolvimento industrial em área tão
estratégica.
Daí emergiu a idéia de criação de uma empresa mista,
público-privada, entre a Telebrás, do Ministério das Comunicações, e a empresa
privada Embraer, famosa mundialmente na indústria e no mercado de aviões, agora
também envolvida com projetos espaciais. A nova empresa, com participação
majoritária da Embraer (51% das ações), responderá por toda a gestão do
processo produtivo do primeiro satélite. E deve começar a funcionar já neste
início de ano.
Na realidade, o SGB não é um, são dois satélites. Um para
ser lançado em 2014 e o outro, em 2019. No entanto, o enfoque para a concepção,
construção e lançamento de ambos é o mesmo.
Quanto ao SGB-1, há menos tempo para um esforço mais
profundo de capacitação da indústria brasileira. Ainda assim, sua arquitetura
industrial e especificações funcionais serão definidas e fornecidas por
comissão técnica da AEB, do INPE e da FINEP, trabalhando em estreita ligação e
afinidade com a Telebrás, que vai operar o satélite. Com relação ao SGB-2, o
mesmo modelo será usado, com a vantagens de se dispor de muito mais tempo para
uma participação ampliada e abrangente da nossa indústria.
A decisão da empresa integradora de comprar peças e
sistemas para os satélites no exterior ou no Brasil dependerá do quanto nossa
indústria estiver capacitada para atender às demandas.
No caso do primeiro satélite, em virtude da exigüidade de
tempo disponível, haverá menor possibilidade da participação local, mas, sempre
que houver chance, ela será prioritária. Já no segundo satélite, tal
participação deverá ser bem maior. Esse é o cerne da política adotada.
Portanto, o papel da empresa privada no programa espacial
brasileiro, a julgar pelo claro precedente que o SGB está abrindo aos nossos
olhos e pode ser estendido a outros tipos de satélites, está submetido, tudo
leva a crer, a três princípios básicos:
1) A grande empresa privada nacional está chamada a
prestar relevantes serviços como “prime
contractor” de projetos espaciais completos. As demais empresas do
setor serão estimuladas como fornecedoras de peças, sistemas e equipamentos,
tal qual tem ocorrido até hoje, mas agora em escala bem maior;
2) A empresa privada multinacional ou de outros países
está convidada a participar amplamente dos projetos espaciais brasileiros,
sobretudo associando-se a uma ou mais empresas brasileiras do setor para o
desenvolvimento conjunto de tecnologias de interesse para o país, ou
instalando-se por aqui;
3) A política espacial brasileira e seu programa de
atividades, que orientam a participação das empresas privadas nacionais e/ou
estrangeiras, ganham vigor inusitado como capítulos fundamentais de uma
política de Estado, que define e defende os interesses maiores do país,
sobretudo em áreas vitais para seu desenvolvimento sustentado e inclusivo, a
exemplo da espacial.
* Chefe
da Assessoria de Cooperação Internacional da Agência Espacial Brasileira (AEB)
Fonte: Site da Agência Espacial Brasileira (AEB)
Comentário: O senhor Monserrat faz aqui uma descrição da carreira
brilhante do Marco Antônio Raupp, citando inclusive uma época quando o PEB teve
grande desenvolvimento, ou seja, o período do ex-presidente José Sarney (por
incrível que possa parecer, o Sarney foi o único presidente civil a dar apoio
significativo ao PEB) quando inclusive o Raupp era o diretor do INPE. Apesar do Raupp ter chegado a presidência da AEB através de uma prática política muito
comum nesse país, ou seja, colocar a pessoa
certa no cargo certo, mantendo-o sob controle, gerando expectativas ao mesmo
tempo cozinhando a opinião pública em Banho Maria, essa presença do Raupp na presidência da AEB é
extremamente benéfica devido a sua grande experiência em lidar com esses energúmenos.
Concordo com grande parte das idéias apresentadas pelo Raupp para a
reformulação do PEB, discordando somente até agora quanto a ACS (não acredito
que o mesmo seja favorável a esse desastre indo de encontro à classe que pertence,
mas segue ordens, e a meu ver tenta administrar para assim colher outros frutos)
e também quanto ao prazo irreal para o lançamento do primeiro satélite SGB. Além disso, essa engenharia que está sendo
criada para a formação da empresa integradora me parece muito complicada, e
mesmo que venha dar certo, demorará um tempo para que possa atuar efetivamente,
o que complica ainda mais esse prazo de lançamento. Mesmo que o satélite seja
integralmente contratado no exterior, o financiador, ou seja, o governo, não
tem o comprometimento e nem a eficiência necessária para se seguir um cronograma
de liberação de recursos que permita alcançar esse objetivo. Mesmo num país
sério, essa meta seria difícil de ser alcançada devido à complexidade desse satélite.
Essa prática de se divulgar prazos irreais no Programa Espacial Brasileiro, e na
política com todo, tem de acabar definitivamente nesse país, isso é falta de
respeito para com o povo brasileiro. O governo Dilma tem aqui a oportunidade de
provar sua eficiência não só no projeto do SGB, como também, e principalmente,
no caso do VLS-1 XVT-01, previsto para ser lançado até o final de dezembro
desse ano.
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