Universitários do Projeto Rondon Visitam CLA

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota publicada dia (26/01) no site da “Força Aérea Brasileira (FAB)” destacando que estudantes universitários de 22 instituições de ensino superior de vários estados brasileiros visitaram dia 22/01 o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão.

Duda Falcão

PROJETO RONDON

Estudantes Universitários Visitam
Centro de Lançamento de Alcântara,
no Maranhão

Agência Força Aérea/CLA
26/01/2012 - 14h44

Estudantes universitários de 22 instituições de ensino superior de São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Goiás e Distrito Federal visitaram (22/1) o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão. Os 217 alunos fazem parte da "Operação Pai Francisco" do Projeto Rondon 2012. Durante a visita, os universitários puderam conhecer as instalações e os trabalhos desenvolvidos pela unidade da Força Aérea Brasileira.

Os estudantes vieram acompanhados do Vice-Almirante Edlander Santos, Coordenador-Geral do Projeto Rondon, do Coronel Jesuino José de Brito Neto, Coordenador-Geral da Operação e de outros integrantes ligados ao Projeto Rondon. O Comandante do 24º Batalhão de Caçadores, Tenente Coronel Flávio Botelho Peregrino, e outros militares do 24ºBC também estiveram presentes à visita.

Os 217 universitários foram divididos em três equipes. Simultaneamente acompanharam apresentação institucional sobre o CLA, assistiram simulação de lançamento e conheceram a área de onde são lançados os foguetes e demais engenhos aeroespaciais. Na apresentação institucional ministrada pelo Tenente Coronel Cesar Demétrio Santos, Diretor do CLA, os estudantes conheceram o Programa Espacial Brasileiro, bem como a estrutura, meios, avanços e operações do CLA em quase três décadas de existência.

No auditório do Centro de Controle, os rondonistas vivenciaram os momentos finais de um lançamento. Com uma apresentação simulada ocorrida na Sala de Controle, puderam conhecer um pouco da rotina do Centro em período de campanha, quando técnicos e engenheiros civis e militares fazem os preparativos até o lançamento e rastreio do veículo lançado.

No Setor de Preparação de Lançamento (SPL), visitaram as instalações do Prédio de Preparação de Propulsores (PPP) e conheceram o Foguete de Treinamento Intermediário (FTI), utilizado em operações de lançamento realizadas no CLA e no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI). A visita na área ainda contou com uma demonstração na Torre Móvel de Integração (TMI) de onde futuramente será lançado o Veículo Lançador de Satélite (VLS).

Após a visita, todos os participantes seguiram para 11 cidades no interior do estado do Maranhão, seguindo a programação da Operação Pai Francisco do Projeto Rondon 2012.

Projeto Rondon

Ligado ao Ministério da Defesa, o Projeto Rondon existe desde 1967 e promove o intercâmbio de experiências entre estudantes universitários de todo Brasil e comunidades carentes espalhadas pelo país.

Neste ano, os rondonistas percorrerão os estados do Maranhão e Tocantins durante as duas próximas semanas. Os mais de 400 universitários participam das operações do Projeto com um objetivo bem claro: levar conhecimentos e práticas para promoção do desenvolvimento sustentável nas comunidades visitadas.

Os estudantes desenvolverão projetos em diversas áreas, como cultura, educação, saúde, comunicação, meio ambiente, trabalho e tecnologia e produção colocando em prática os conhecimentos adquiridos nas Universidades em localidades ermas e remotas através do apoio logístico e operacional das Forças Armadas e outras organizações vinculadas ao Ministério da Defesa, Desenvolvimento Agrário, Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Educação, Esporte, Integração Nacional, Meio Ambiente, Saúde e da Secretária-Geral da Presidência da República.



Fonte: Site da Força Aérea Brasileira (FAB) - http://www.fab.mil.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Da Sala de Aula para o Espaço

O CLA e Sua Agenda de Lançamentos Até 2022