Oito Foguetes Deverão Ser Lançados Esse Ano do CLA

Olá leitor!

Segue abaixo uma matéria postada hoje (13/01) no site do jornal “O Imparcial” de São Luís (MA) destacando que segundo o novo diretor do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), Ten. Cel. César Demétrio Santos, oito foguetes devem ser lançados do CLA este ano.

Duda Falcão

URBANO

CLA

Oito Veículos Espaciais Devem Ser
Lançados de Alcântara Este Ano

César Demétrio Santos é o novo comandante do Centro
de Lançamento de Alcântara. Missão maior: gerenciar
operações de oito veículos espaciais de experimento neste ano

Adalberto Júnior
O Imparcial
12/01/2012 - 09:08

Tenente coronel César Dmétrio Santos assume
o cargo em substituição ao coronel aviador
Ricardo Rodrigues Rangel.Troca de comando
ocorreu ontem, em Alcântara.
O tenente coronel César Demétrio Santos assumiu o comando do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), em solenidade ocorrida durante a manhã desta quinta-feira, em Alcântara, com uma missão clara: gerenciar o lançamento de oito veículos espaciais de experimento durante este ano. A estratégia do alto comando da Agência Espacial Brasileira foi exatamente alçar o tenente coronel Demétrio à direção do CLA pelo fato de ele ter gerenciado o Veículo Lançador de Satélite (VLS), além de ter reconstruído a Torre Móvel de Integração, destruída após acidente em 2005. Segundo a estratégia, a qualificação do novo comandante dará sustentação durante os próximos anos para a execução da meta que foi iniciada durante o último biênio, com o coronel aviador Ricardo Rodrigues Rangel, que reorganizou o CLA, após quase completa ociosidade em lançamentos. De acordo com o tenente coronel Demétrio, a situação em que chega ao cargo é confortável. Ele também acredita que no fim do ano já possa retomar completamente o projeto do VLS.

“Chego em condição muito confortável por que o coronel Rangel realmente me passa o Centro em uma condição muito favorável. A meta é dar continuidade aos lançamentos de foguetes de treinamento básico e intermediário, mas vamos também trabalhar forte para preparar o Centro para receber a torre móvel de integração nesse ano. No final do ano vamos provavelmente testar o protótipo do VLS, fazendo os testes finais de rede elétrica, preparando o Centro para nesse biênio termos o lançamento do VLS”, disse.

Demétrio comentou ainda a razão estratégica do comando em indicá-lo pelo fato de já conhecer bem o veículo e a torre móvel.

“Fica mais fácil de saber quais são as partes operacionais que devem ser modificadas para poder viabilizar esse lançamento”, disse.

A passagem de comando contou com a participação de várias autoridades civis e militares, entre eles, secretários de estado, e membros do alto escalão da Aeronáutica, como o diretor geral do Departamento de Ciência de Tecnologia Aeroespacial da Aeronáutica (DCTA), Aírton Duarte Puma.

Retomada

O coronel aviador Ricardo Rodrigues Rangel deixou o cargo após dois anos à frente do CLA, período em que estruturou e retomou as atividades relacionadas aos lançamentos de veículos espaciais. De acordo com ele, essa retomada foi essencial para a funcionalidade do Centro de Lançamento.

“Saio daqui com uma tranqüilidade muito grande, de que realmente realizei muito mais do que até tinha como meta inicial. Recebemos o Centro com uma baixíssima cadência, quase perto da ociosidade e trouxemos para cá os equipamentos, chegando a sete lançamentos por ano. Temos estocado nesse Centro oito veículos para as campanhas deste ano. Em todas as áreas nós atacamos e conseguimos melhorar a qualidade de infraestrutura, operacional e de apoio ao ser humano no Centro. Saímos com a sensação completa de dever cumprido”, disse. O coronel aviador participará em 2012 de curso de Altos Estudos no Exército, como preparação para a continuidade da carreira. Na seqüência, realizará trabalho na Organização das Nações Unidas (ONU), função com visão mais política, ligada à soberania brasileira. Ele retorna em seguida para o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial.

O novo comandante, Demétrio Santos, é natural de São Paulo, graduado em engenharia de mecânica aeronáutica e pós-graduado em mecânica dos sólidos e estrutura. Demétrio se destacou ainda por ter gerenciado o Veículo Lançador de Satélites VLS-1 e a reconstrução da Torre Móvel de Integração. Durante a solenidade houve ainda a formatura de oficiais e desfile.

PALAVRA DO ESPECIALISTA

“Os veículos que temos para este ano são de treinamento, para preparar o Centro para lançamentos maiores. É uma proposta para os dois próximos anos, dentro do programa espacial, do nosso VLS. Isso depende de recursos que no momento não estão disponíveis. Recursos financeiros e pessoais. Os recursos são tão poucos em relação a outros programas, pois dependem de negociações. E nós estamos negociando com o comando da Aeronáutica, Ministério da Defesa, da Ciência e Tecnologia, para que tenhamos esses recursos. A maioria desses recursos é de capacitação de pessoal, que é uma coisa na área de ciência e tecnologia que não se consegue em dois ou três anos. E nós perdemos os últimos anos. Os nossos profissionais estão velhos. A média de idade dentro do DCTA é acima dos 50 anos. Talvez este seja o maior problema que temos neste momento. Olhamos 2013 com um otimismo enorme. A capacidade existe, mas não podemos perder. É uma das nossas metas, mas não depende só da gente” Airton Duarte Puma, tenente de brigada do ar.


Fonte: Site do jornal “O Imparcial” - 13/01/2012

Comentários

  1. Não é possível que o lançamento teste do VLS foi adiado novamente! Brasil um país de incompetentes !!

    ResponderExcluir
  2. Olá Mensageiro!

    Eu entendo a sua insatifação e compartilho com ela. Em meu comentário na nota anterior a essa (a do jornal "O Estado do Maranhão") eu deixei claro que essa situação é inaceitável, mas tenha certeza que se isso acontecer será por culpa do governo e não do DCTA/IAE. Existe uma programação para ser seguida que deve começar em fevereiro para que o VLS-XVT-01 possa ser lançado até 31/12/2012. Para tanto, o governo tem de liberar recursos e caso isso não ocorra não tem como cumprir esse cronograma e vai atrasar novamente.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Da Sala de Aula para o Espaço

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Por Que a Sétima Economia do Mundo Ainda é Retardatária na Corrida Espacial