Lançamento de Novo Foguete LILE da UnB Agendado

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia publicada ontem (02/01) no site do “Grupo de Propulsão Hibrida da Universidade de Brasília (UnB)” destacando que foi o lançamento do "Foguete LILE" foi agendado para o 1º Trimestre desse ano.

Duda Falcão

Lançamento de Novo
Foguete LILE Agendado

02/01/2012

Foi agendado o lançamento de um novo foguete LILE para o primeiro trimestre de 2012. Este foguete terá basicamente a mesma configuração do foguete original, porém com uma nova telemetria baseada na plataforma open-source Arduino.

Para suportar a nova telemetria o foguete será redimensionado, além disso também terá o suporte para um sistema de recuperação com um pára-quedas. Uma estação de terra também será desenvolvida para que os dados sejam recebidos e o foguete seja rastreado após o lançamento.

Apesar do foguete LILE ser antigo e relativamente menos complexo que os foguetes Santos-Dummont, ele foi escolhido para esta próxima missão exatamente por sua extrema simplicidade e facilidade de lançamento, para que nele possamos testar diversos subsistemas que servirão como base para subsistemas como sistema de controle, telemetria e recuperação de foguetes maiores e mais complexos.

Ad Astra


Fonte: Site do Grupo de Propulsão Hibrida da UnB - http://hybridteampt.wordpress.com/

Comentário: Sou um entusiasta das atividades espaciais realizadas pela a UnB (tanto pelo grupo liderado pelo Professor Carlos Alberto Gurgel, quanto pelo "Grupo de Propulsão a Plasma" liderado pelo Professor José Leonardo Ferreira) e desde já desejo ao "Grupo de Propulsão Hibrida" sucesso com essa nova missão. Vale lembrar que o "Grupo de Propulsão Hibrida da UnB" foi à primeira equipe brasileira a fazer parte do Prêmio N-Prize.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Da Sala de Aula para o Espaço

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Por Que a Sétima Economia do Mundo Ainda é Retardatária na Corrida Espacial