SIA - Sistemas Inerciais para Aplicação Aeroespacial
Olá leitor!
Segue agora um artigo postado na 8º edição (Abr-Jun 2011) da revista
“AAB Revista” da Associação Aeroespacial Brasileira (AAB) dando destaque através
da visão de seu coordenador aos aspectos relacionados à importância, as
aplicações e ao projeto dos sistemas do Projeto SIA (Projeto de Sistemas
Inerciais para Aplicação Aeroespacial).
Duda Falcão
SIA - Sistemas Inerciais
para Aplicação Aeroespacial
Dr. Waldemar de Castro Leite Filho*
AAB Revista
O SIA é uma
iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia, por meio do Comitê de Coordenação
dos Fundos Setoriais (Ações Transversais), coordenada pelo DCTA e desenvolvida
pelo seu Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), junto com o Instituto Nacional
de Pesquisas Espaciais (IINPE).
A FUNDEP é a gestora administrativo-financeira do projeto,
realizando pagamento de pessoal, importações e compras, que vão desde material
de escritório até equipamentos de pesquisa.
O objetivo maior do SIA é consolidar a tecnologia de sistemas de
navegação inercial no país. Essa é uma necessidade estratégica e fundamental em
aplicações onde seja preciso a informação de localização e orientação independente
de fontes externas. Cita-se como exemplos mísseis / foguetes de sondagem, veículos
espaciais (satélites), aviões, helicópteros, navios, submarinos, além de prospecção
de petróleo.
Assim, o SIA se propõe a desenvolver e integrar protótipos de
sistemas de navegação inercial para aplicação aeroespacial com participação da indústria
nacional. Pretende-se chegar aos seguintes produtos:
· unidades inerciais para
veículos lançadores e plataformas orbitais
· computador de bordo para
veículos lançadores e plataformas orbitais
· ambiente de teste e
calibração de sensores e sistemas inerciais
· malhas de simulação
completa de sistemas de controle de veículos lançadores e plataformas orbitais
· GFO: Girômetros a Fibra
Ótica qualificados
Diversas etapas já foram vencidas. No inicio de 2011 foi
inaugurado o LINCS (Laboratório de Identificação, Navegação, Controle e
Simulação) apto a caracterizar sensores e sistemas inerciais de alta precisão
bem como realizar simulação de sistemas de controle para veículos espaciais (Figuras
1 e 2; pág. 3). Também já se dispõe de um protótipo de sistema de navegação
inercial chamado SISNAV (Figura 3; pág. 3) que já foi ensaiado duas vezes em
montanha-russa no intuito de fornecer informações para o desenvolvimento do
algoritmo de navegação. Também já foi realizado um teste em vôo (operação CUMÃ
II) de um GFO (Figura 4; pág. 3).
Atualmente, contratos com empresas nacionais proverão o hardware e
o software do protótipo de vôo do SISNAV a ser lançado em um veículo com
características idênticas ao VLS1 (VSISNAV) para qualificação do mesmo.
A parte do SIA concernente ao INPE também está bastante adiantada.
Todos os equipamentos pertinentes à malha de controle de satélites foram
adquiridos e estão operacionais. Dois contratos foram celebrados para a
realização do computador de bordo e do ambiente de simulação da malha de
controle de satélites (SISCAO) que utiliza tais equipamentos.
Não se pode deixar de mencionar a formação de recursos humanos. O
projeto SIA tem contratado dezenas de profissionais para cooperarem com as
atividades realizadas, recebendo assim treinamento especializado. Cerca de 30
bolsas acadêmicas (entre mestrado e doutorado e pós-doutorado) foram concedidas
e diversas teses já foram defendidas.
Após a conclusão do projeto, um consórcio de empresas será
responsável pela aplicação industrial da tecnologia.
* Dr. Waldemar de Castro Leite Filho
Coordenador do SIA
Instituto de Aeronáutica e Espaço
Membro Fundador da AAB
Figura 1: LINCS
Figura 2: LINCS
Figura 3: Protótipo SISNAV
Figura 4: Carga-Útil CUMÃ II
Fonte: “ABB Revista” nº 8 – págs. 02 e 03 - ABR-JUN 2011
Comentário: Esse é um projeto que avançou muito nos últimos
anos graça a coordenação e o empenho do Dr. Waldemar de Castro Leite Filho
nesse importante e crucial projeto para o Programa Espacial Brasileiro. Não
conheço pessoalmente o Dr. Waldemar, mas em fevereiro de 2011 após postar a matéria
da jornalista Virginia Silveira (veja a nota: “Laboratório Reduz Gargalo Espacial”) qual não foi a minha surpresa quando
o Dr. Waldemar postou entre os comentários dos leitores o seu agradecimento por
temos postado a matéria no blog, além de corrigir algumas informações técnicas passadas
sobre o projeto. Espero que futuramente em uma de minhas passagens por
São José dos Campos (SP) possa além de conhecê-lo pessoalmente ter a
oportunidade de visitar o “Laboratório de Identificação, Navegação,
Controle e Simulação (LINCS).
Prezado Duda
ResponderExcluirVc não imagina o tipo de dificuldades (nenhuma técnica) se enfrenta para conduzir um projeto dessa monta. Agora com o SIA chegando à sua conclusão confronta-se o seguinte problema: não havendo demanda, toda a tecnologia desenvolvida acaba por se perder pois as empresas não se sustentam sem encomendas. É preciso que o próprio governo se encarregue de encomendas mobilizadoras. Tenho tentado convencer as autoridades a divulgarem a tecnologia desenvolvida. Sistemas de navegação poderiam ser usados, num exemplo bem atual, em VANTs (veículos aéreos não tripulados) mas os próprios órgãos governamentais optam por comprar no exterior.
Com relação à visita ao LINCS fica desde já convidado - só me avise com antecedência.
Waldemar
Prezado Dr. Waldemar!
ResponderExcluirAgradeço-lhe pelo contato e pelo convite que aceitarei com todo o prazer quando estiver de passagem por SJC. Essa informação que o senhor nos passa agora é triste, mas não nos surpreende, já que conhecemos a classe política que infelizmente milita nos bastidores de Brasília. A esperança é que com a chegada do Raupp no MCTI, isso possa ser amenizado ou até solucionado e o PEB tome o rumo que merece e que o país precisa. Uma vez mais obrigado pelo seu contato.
Abs
Duda Falcão
(Blog Brazilian Space)
Que bom vermos um projeto tão essencial para nossa soberania e em estado bem avançado e tudo graças a um esforço sobrenatural de pessoas como o Dr. Waldemar.
ResponderExcluirDuda, eu tinha notícias do projeto GIROMAR e agora do projeto SIA e do SISNAV, mas tenho uma dúvida, estes projetos estão interligados ou são independentes, outra coisa, a operação CUMÃ II serviu para colher subsídios para posterior homologação de um GFO para o MAR-1 e que o Projeto SIA homologaria um sistema inercial para o VLS.
Acontece que posteriormente soube de uma notícia que estaria sendo adquirindo o computador de bordo do VLS em empresa estrangeira, não lembro se era GE SYSTEM ou uma divisão da ELBIT e agora esta associação ao Projeto SISCAO....O que tem de verdade nisso tudo? E o que será usado no VLS?
Olá God Hidan-Sama!
ResponderExcluirVeja bem, eu não conheço nenhum Projeto GIROMAR. O "Projeto SIA (Sistemas Inerciais para Aplicação Aeroespacial)" é um projeto que envolve o "IAE (Instituto de Aeronáutica e Espaço)" do DCTA e o "INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais)" para o desenvolvimento de sistemas inerciais no Brasil ai incluídos também computadores de bordo para veículos lançadores. É claro que essa tecnologia poderá ser usada em outras áreas, ai incluída a área de defesa, mas dependerá da atitude do governo como ficou claro no comentário acima do Dr. Waldemar. Já o SISNAV citado por você, é um protótipo de um sistema de navegação inercial desenvolvido pelo "Projeto SIA" que deverá ser testado no vôo do VLS-1 XVT-01, espero eu até dezembro de 2012. Quanto a sua notícia sobre a compra do computador de bordo do VLS a uma empresa estrangeira, eu não tenho essa informação. Mas tudo é possível num país que tem o governo que temos (veja o que diz o Dr. Waldemar acima). Entretanto, o que está previsto pelo IAE para ser usado no VLS é o SISNAV nesse vôo de dezembro e nos próximos (XVT-02 e VO4), além de também creio eu nos futuros VLM-1 e nos VLS-Alfa e Beta. Quanto a Operação Cumã II, a mesma foi realizada para testar em vôo as tecnologias que seriam usadas no SISNAV, além é claro dos outros experimentos (de outras instituições) que estavam abordo.
Abs
Duda Falcão
(Blog Brazilian Space)