Confirmado, Marco A. Raupp é o Novo Ministro do MCTI

Olá leitor!

Segue abaixo um nota postada agora a pouco no “Blog  do Planalto", confirmando o que já havíamos adiantado no final da noite de ontem (veja a nota: “Bomba - Raupp Pode Ser Nomenado Novo Ministro do MCTI”), ou seja, o Marco Antônio Raupp é o novo Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação e o menestrel Aloizio Mercadante irá para o Ministério da Educação.

Duda Falcão

Aloizio Mercadante vai assumir
o Ministério da Educação;
Marco Antônio Raupp é o novo
titular da Ciência e Tecnologia

Quarta-feira, 18 de janeiro de 2012 às 18:21
Última atualização: 18/01/2012 às 18:26:57

O ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, vai substituir Fernando Haddad no Ministério da Educação. A informação foi dada pela ministra-chefe da Secretaria de Comunicação Social, Helena Chagas. Para o lugar de Mercadante no Ministério da Ciência e Tecnologia, irá o atual presidente da Agência Espacial Brasileira, Marco Antônio Raupp.

“A presidenta da República, Dilma Rousseff, agradece o empenho e a dedicação do ministro Haddad à frente de ações que estão transformando a educação brasileira e deseja a ele sucesso em seus projetos futuros. Da mesma forma, ressalta o trabalho de Mercadante e Raupp nas atuais funções, com a convicção de que terão o mesmo desempenho em suas novas missões”, diz a nota divulgada pela Secom.

A posse e a transmissão de cargo dos novos ministros serão realizadas no próximo dia 24 de janeiro. Segundo Helena Chagas, tanto o novo ministro quanto Mercadante e Haddad irão participar da reunião ministerial marcada para 23 de janeiro.


Fonte: Blog do Planalto - http://blog.planalto.gov.br/

Comentário: Grande noticia para o setor de Ciência e Tecnologia Brasileiro. Finalmente teremos alguém no comando comprometido, da área, bem sucedido, reconhecido realizador e que sabe o que tem de ser feito, principalmente em relação ao ‘Patinho Feio' do MCTI. Parabéns Raupp, estou vibrando com sua nomeação, sucesso, faça história.

Comentários

  1. Acho que vou ver lançadores de satélites sendo construídos e lançados em solo brasileiro! Quando isso acontecer quero ir pessoalmente ao CLA conferir os lançamentos!!!

    ResponderExcluir
  2. É o que todos nós esperamos Vando, mas não dependerá somente do Raupp, já que ele não é David Coperfield. Sem apoio do Governo Dilma e do Congresso Nacional ele não fará muita coisa.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir
  3. Uma boa noticia sem duvidas , geralmente no Brasil o que comanda são as questões politicas na hora da nomeação e não a capacidade técnica da pessoa em cargos de alto escalão ,creio que ao menos agora com a nomeação do Raupp a área espacial tenha um pouco mais de dinamismo ,já que ele ja conhece as fraquezas do nosso PEB ,mas como vc já disse não depende dele ,mas o conhecimento da causa ,ira "facilitar" um pouco as reivindicações para PEB ,é isso que eu "espero".

    ResponderExcluir
  4. Olá André!

    É o que esperamos que aconteça amigo, entretanto existem empecilhos enormes, inclusive de ordem cultural que só com o apoio da presidente Dilma poderão ser resolvidos. A começar pela equipe econômica que em governo nenhum até os dias de hoje olhou o PEB com respeito e seriedade, tratando-o sempre com desprezo por pura ignorância quanto a sua importância para o país, sem falar o Congresso, fórum onde que até hoje os representantes do PEB falam para as paredes quando lá aparecem convocados para as famigeradas audiências publicas.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir
  5. Duda agora é acompanhar a ATENÇÃO que a Presidente realmente concederá ao novo Ministro de Ciência e Tecnologia. E isso se TRADUZ em quantas vezes ao mês ela concederá audiência a ele e quantas vezes ELA mesma o convocará chamando-o ao gabinete da Presidência.
    Sugiro uma tabela de acompanhamento baseada na Agenda do Ministro do site do MCT...

    Vai ser um indicativo evidente se a escolha foi séria mesmo ou é só uma fachada política para acalmar a área e colocar o Raupp de Boi de Piranha ou espantalho...

    ResponderExcluir
  6. Olá Gilberto!

    Esse é o nosso receio, pois essa prática é muito comum na política brasileira. Escolher a pessoa certa para o cargo certo visando manter a opinião pública sobre controle e ao mesmo tempo cozinhá-lo em Banho Maria. Tenho receio que isso possa acontecer com o Raupp. Sua idéia é boa Gilberto e eu irei acompanhar sim. Valeu amigo.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir
  7. Duda,
    Estou otimista, pois, além do PEB, acho que Raupp vai dar um impulso maior em todo o setor de Ciência e Tecnologia no País. Além de ótimo administrador nessa área, ele é um cientista. Fiquei muito feliz com a notícia e bem mais otimista. Agora, no primeiro escalão do governo, ele tem acesso direto à Presidente.
    Vamos torcer e apoiar o Dr. Raupp em sua missão.

    Abs,
    Élvio

    ResponderExcluir
  8. Olá Évio!

    Otimistas todos nós estamos amigo e comemorando muito a nomeação do Raupp, mas ao mesmo tempo desconfiados. Não quanto ao desenvolvimento da ciência e tecnologia como um todo, pois a Presidente Dilma sabe da importância de se investir nisso e em Educação, e o Raupp saberá tirar proveito disso. Entretanto, o problema aqui é o PEB. Você deve lembrar que o ministério está diretamente ligado a Presidência da Republica, que norteia suas decisões baseadas nas informações e intenções passadas pela sua equipe de governo e principalmente pela sua equipe econômica. O que acontece e sempre aconteceu, é a ignorância e a crença de que o PEB é irrelevante por não gerar voto, principalmente da equipe econômica que vê o PEB como desperdício de dinheiro. Entende? Esse é o quadro que o Raupp terá de enfrentar, que o Mercadante se recusou a enfrentar, acrescido também pela mesma visão ou até pior no Congresso. Entretanto, estamos com o Raupp para o que der e vier. Avante Raupp, Avante PEB.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Da Sala de Aula para o Espaço

O CLA e Sua Agenda de Lançamentos Até 2022