Porto de Imbituba Abriga Catamarã da Aeronáutica

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota publicada dia (16/01) no site “Pontogente” destacando que o “Porto de Imbituba” esta abrigando um Catamarã fabricado nesta cidade catarinense para a Aeronáutica que deverá seguir em breve para São Luís do Maranhão.

Duda Falcão

Portos

Porto de Imbituba Abriga
Catamarã da Aeronáutica

Ass. de Impr. do Porto de Imbituba
Texto atualizado em 16 de Janeiro de 2012 - 18h41


Está ancorada no Porto de Imbituba (SC) a embarcação do tipo Catamarã, produzida na própria cidade pela empresa BB Barcos. Ele pesa 18 toneladas e mede 18,30 de comprimento e 6,20 de largura é um dos melhores meios para transportar pessoas, tanto pelo seu conforto interno, quanto pelo seu formato que evita o choque com as ondas, diminuindo a sensação de balanço dentro embarcação. De propriedade da Aeronáutica, seu destino é São Luiz, no Maranhão. A operação que colocou o barco na água foi feita pela Santos Brasil.

Os barcos da empresa, negócio que começou e cresceu em Porto Alegre, hoje fazem travessias como a do rio Guaíba (RS). Com área situada no bairro de Nova Brasília, em Imbituba, a BB Barcos gera 50 postos de trabalho, sendo 30 diretos e 20 indiretos, e traz um novo nicho de mercado para a cidade. Este é o primeiro de três Catamarãs encomendados pela Aeronáutica e mais cinco já foram comprados por consumidores particulares.

Jeziel Pamato de Souza, Administrador do Porto de Imbituba, acredita que o fato de o Porto ser a porta de saída para estes Catamarãs é importante na divulgação do potencial da cidade portuária. “O mercado de barcos movimenta grandes cifras em todo o mundo e a partir do momento em que embarcações como o Catamarã são produzidas e colocadas na água em Imbituba o nome da cidade ganha uma nova referência”, comenta.

Para o fabricante, Raul Machado, Imbituba foi escolhida para a instalação da fábrica por ter um Porto e pela logística do comércio náutico, já que está mais perto de seus consumidores finais. “A maioria de nossos clientes estão em São Paulo, Rio de Janeiro, Norte e Nordeste do Brasil. É vantajoso estar aqui porque todo o corpo da empresa está em um só lugar e assim ganhamos em produtividade”, explica o empresário, que há 28 anos atua no mercado e é especialista na construção de Catamarãs.


Fonte: Site “Portogente” - 16/01/2012 - http://www.portogente.com.br/

Comentário: Caro leitor, tenho uma forte impressão de que esse Catamarã, e os que ainda deverão ser fabricados, foram adquiridos pela Aeronáutica para melhorar o serviço de transporte de passageiros entre o porto de São Luís e o porto da Base de Alcântara que hoje é atendido por lanchas. Entretanto isso não é uma certeza, apenas uma impressão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Janeiro de 2015 Registra Recorde de Focos de Queimadas Detectados Por Satélite

Da Sala de Aula para o Espaço