Raupp Promete Mais Verba e Contratações em INPE e DCTA

Olá leitor!

Finalmente de retorno às atividades do blog. Segue abaixo uma matéria publicada dia (25/01) no site do jornal “O VALE” destacando que o novo ministro da Ciência Tecnologia e Inovação, Marco Antônio Raupp, promete mais verbas e contratações para o INPE e o DCTA.

Duda Falcão

BRASIL &

Raupp Promete Mais Verba e
Contratações em INPE e DCTA

Novo Ministro Garante Lançamento de CBERS-3
e VLS Ainda Este Ano e Concurso para 
repor Quadro de Pesquisadores

ARTHUR COSTA
ENVIADO ESPECIAL A BRASÍLIA
January 25, 2012 - 08:43

Em sua posse como ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antônio Raupp lançou ontem uma cartilha com as prioridades da pasta para o triênio 2012-2015.

As medidas beneficiarão os institutos de pesquisa da região, que receberão mais verba para projetos prioritários e reforço no quadro de pesquisadores, antigas reivindicações da comunidade científica.

Raupp afirmou que, ainda este ano, o MCTI vai abrir concurso público para preencher 800 vagas nos institutos de todo o país. Deste total, 120 seriam destinadas ao INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), de São José. O DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial) também será beneficiado com o concurso, mas o ministro não soube precisar o número de vagas destinadas ao órgão.

Para dinamizar as ações no setor aeroespacial, Raupp terá orçamento reforçado em 2012 --R$ 3,7 bilhões, contra os R$ 2,7 bilhões de 2011.

"Precisa aumentar (o orçamento), mas vamos fazer tudo dentro do possível. O orçamento deste ano é um dinheiro que dá para fazer muita coisa, mas precisamos buscar mais pela importância do setor de tecnologia para o país", disse Raupp.

Entre as prioridades apontadas pelo ministro para este ano estão dois projetos da região. Em novembro, o CBERS-3 , quarto satélite da parceria com o governo chinês e no Brasil gerenciado pelo INPE, será lançado, cinco anos depois da data prevista.

Também no final do ano, mas sem data definida, o governo brasileiro pretende lançar o VLS (Veículo Lançador de Satélite), projeto que amarga crítica por falhas em tentativas de lançamento - em 2003, 21 técnicos e engenheiros do DCTA morreram em um incêndio na torre de Alcântara (MA).

Parceria - Em seu discurso no Planalto e posteriormente no auditório do MCTI, por diversas vezes Raupp falou sobre a necessidade de atrair a iniciativa privada para projetos de parceria com os institutos de pesquisa e ensino.

"A gestão dos institutos necessita de um novo modelo de gestão, com interação entre público e privado. Meu maior desafio no MCTI é aumentar a base com pesquisadores e fazer a ciência chegar às empresas", disse Raupp.

Decisões - O novo ministro não deu prazo para anunciar o novo diretor do INPE nem seu substituto na presidência da AEB (Agência Espacial Brasileira). Evasivo, Raupp disse já ter definido a escolha, mas preferiu não divulgar os nomes. "Depois vamos ver isso", disse.

Sobre o projeto de unir a AEB com o INPE, Raupp não descartou retomar a idéia de fusão, que causou a renúncia do então diretor do INPE, Gilberto Câmara, em meados do ano passado.

"Concordo em uma articulação maior entre as duas partes (INPE e AEB) para podermos usar os recursos com mais proficiência."

Posse - Raupp tomou posse em cerimônia dupla ontem à tarde, com a presença da presidente Dilma Rousseff (PT) e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que foi ovacionado pelos convidados presentes ao Palácio do Planalto (leia texto nesta página).

Aloizio Mercadante (PT) entregou o MCTI a Raupp e assumiu como ministro da Educação, pasta deixada por Fernando Haddad (PT), que deixou o governo para disputar a Prefeitura de São Paulo.

Ceremonial de Posse do Ministro do MCTI, Marco Antonio Raupp
TV NBR – 24/01/2011


Fonte: Site do jornal “O VALE” - 25/01/2012

Comentário: Pois é leitor, estou de volta às atividades do blog após ter acompanhado desde o dia 22/01 a primeira turma do “1º Spacecamp do Brasil” que estará sendo realizado em SJC até o dia 31/01. A viagem foi bastante desgastante, mas muito gratificante e proveitosa, e o “Blog BRAZILIAN SPACE” só tem a agradecer e parabenizar a Acrux Aerospace Technologies, nas pessoas de seus diretores “Oswaldo Loureda” e “Waldir Vieira” por terem nos proporcionado essa grande experiência, e por realizarem essa iniciativa inovadora no país. Aproveitamos para parabenizar também a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), na pessoa de seu coordenador-geral o Prof. Dr. João Batista Garcia Canalle (UFRJ), e sua jovem assessora Pâmela Coelho, por terem apoiado significamente a realização desse evento, possibilitando assim o seu sucesso. Em breve estarei postando no blog um relato sobre essa minha nova passagem por São José dos Campos, com fotos e vídeos, onde o leitor observará o quanto foi importante para esses jovens participarem desse novo modelo (no Brasil) de evento educacional.   Bom, quanto a posse do Raupp, agora é o grande momento que todos nós esperávamos, o momento de ter um técnico e não um político de carreira no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Não só um técnico, eu diria “o técnico, o cara”, pois o histórico do Raupp demonstra de forma muito clara que ele é a pessoa certa para esse cargo. Entretanto, minha preocupação não são com as promessas feitas pelo Raupp em seu discurso de posse, e sim com os sorrisos, tapinhas nas costas e palavras de incentivo que o mesmo recebeu dos políticos presentes e influentes nas decisões que se farão necessárias, para que assim o Raupp possa realizar as mudanças que o setor de ciência e tecnologia e principalmente o PEB necessita há décadas. Vamos aguardar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Da Sala de Aula para o Espaço

O CLA e Sua Agenda de Lançamentos Até 2022