CLA Realiza Passagem de Direção no CLA

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota publicada dia (17/01) no site do “Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA)” destacando a cerimônia de posse do novo diretor do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), o Tenente Coronel Engenheiro César Demétrio Santos, ocorrida dia 12/01 em Alcântara.

Duda Falcão

CLA Realiza Passagem de Direção

Comunicação Social - DCTA
17/01/2012

O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) realizou nesta quinta-feira, 12 de janeiro de 2012, solenidade de Passagem de Direção. Durante a cerimônia, o Coronel Aviador Ricardo Rodrigues Rangel, Diretor do CLA desde 14/01/2010, passou a Direção do Centro no biênio 2012-2013 ao Tenente Coronel Engenheiro Cesar Demétrio Santos. O Tenente Coronel Demétrio assume como Diretor Interino do CLA, até sua promoção a Coronel, no segundo semestre deste ano, quando passa pra direção em definitivo do Centro. A transmissão de cargo ocorreu durante cerimônia militar presidida pelo Tenente Brigadeiro do Ar Ailton Dos Santos Pohlmann, Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA).

Estiveram presentes durante o evento todo o efetivo militar e civil do CLA, autoridades ligadas ao Comando da Aeronáutica, Agência Espacial Brasileira, INFRAERO, ex-diretores do Centro, representantes do setor privado ligados ao setor aeroespacial, líderes comunitários de agrovilas locais, além de autoridades civis e militares de Alcântara e São Luís. Ainda nesta quinta-feira, assumiu como Vice-Diretor do CLA, o Tenente Coronel Aviador Eduardo Yoshiaki Toda no lugar do Coronel Aviador Rogério Gonçalves Paulo.

A solenidade começou com uma cerimônia ecumênica no Auditório do Centro Técnico, celebrada pelo Padre Antonílson Lopes, da paróquia de Alcântara, e pelo Pastor Ivan José, da Igreja Presbiteriana de São Luís. Em seguida, os convidados acompanharam o descerramento do quadro, do agora ex-diretor do CLA, Coronel Aviador Ricardo Rodrigues Rangel, realizado na ala destinada aos ex-diretores no Salão Nobre. Logo após, ocorreu a cerimônia militar em que Coronel Rangel se despediu do Centro destacando os avanços conquistados nos últimos dois anos com a modernização de suas instalações e operacionalidade permanente, tendo em vista, os 14 lançamentos realizados nos últimos dois anos. O Coronel Rangel encerrou seu discurso desejando ao Tenente Coronel Demétrio sucesso e muitas realizações no novo desafio. Na cerimônia, o Tenente Brigadeiro Pohlmann lembrou do importante papel desempehado pelo CLA no conjunto do Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE) e ressaltou o preparo e capacidade do Tenente Coronel Demétrio, a quem desejou sucesso à frente do Centro de Lançamento de Alcântara.

Novo Diretor do CLA

O Tenente Coronel Engenheiro César Demétrio Santos nasceu em São Paulo – SP. Formou-se em Engenharia Mecânica Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). É Pós-Graduado na área de Mecânica dos Sólidos e Estrutura, também pelo ITA, e possui MBA em Gestão de Processos e Logística pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Também realizou cursos militares, entre os quais o curso de Comando e Estado-Maior realizado na Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica (ECEMAR). No Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), nos últimos 12 anos, participou do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), onde foi gerente dos projetos Veículo Lançador de Satélites (VLS-1) e da reconstrução da Torre Móvel de Integração (TMI). Seu último cargo no IAE foi como Chefe da Coordenadoria de Projetos Espaciais. O Tenente Coronel Demétrio, possui 48 anos, é casado com a senhora Patrícia Camacho Pinto Santos e é pai de dois filhos, Heitor e Laura



Fonte: Site do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA)

Comentário: Caro leitor, será durante a gestão do Tenente Coronel Engenheiro César Demétrio Santos (2012/2013) que diversos projetos cruciais para o PEB deverão ocorrer do CLA, fazendo com que o T.C. César Demetrio Santos seja a pessoa responsável por coordenar os momentos mais importantes do PEB em toda sua história. Se não vejamos:

Estão previstos e esperados os seguintes eventos

1- Lançamento dos dois vôos tecnológicos do VLS-1 (XVT-01 e 02)

2- Lançamento do SARA Suborbital 1

3- Lançamento do VS-30/L5

4- Lançamento do VS-15

5- Lançamento do Primeiro protótipo do FTA (Foguete de Treinamento Avançado)

6- Lançamento de um VSB-30 com Experimentos do Programa de Microgravidade da AEB

7- Lançamento do Veículo Espacial Hipersônico a Ar Aspirado 14-X do IEAv

8- Com menos importância histórica, mas com importância técnica para a preparação das equipes locadas no CLA visando os eventos citados acima, deverão ocorrer também nesse período outros lacamentos de foguetes de treinamento dos Tipos FTB, FTI e do norte-americano Orion.

Além disso, ainda terá o lado negativo dessa história que não pode deixar de ser registrado

1- Lançamento do tóxico Cyclone-4 da ACS com um nanosatélites japonês abordo (vôo de qualificação) e talvez também havendo a possibilidade de ocorrer outro vôo desse foguete.

Como o leitor mesmo pode notar, as atividades espaciais previstas para o próximo biênio são bastantes significativas e assim sendo o blog "BRAZILIAN SPACE" deseja sucesso ao T.C. César Demétrio Santos.

Comentários

  1. Pra quando está previsto esse voo do Cyclone 4???

    ResponderExcluir
  2. Olá Heverton!

    Em resposta a sua pergunta está previsto para o primeiro semestre de 2013.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir
  3. Por que será que eu tenho a impressão que esse lançamento vai atrasar, e atrasar bastante, heim??? hahahahaha

    ResponderExcluir
  4. Olá Heverton!

    Na verdade amigo o certo seria que não fosse realizado nunca. Entretanto, não acredito que isso aconteça, já que esse projeto da mal engenhada empresa ACS (segundo informações que chegaram recentemente a mim) tem um padrinho muito forte, ou seja, o vice-presidente Michel Temer, além de de uma forte pressão da bancada do Maranhão no Congresso.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir

Postar um comentário