Poeira "Alienígena" na Antártida Pode Explicar Formação do Sistema Solar

Olá leitor!

Segue abaixo uma matéria postada ontem (30/04) no site “UOL Notícias”, destacando que ‘Poeira Alienígena’ descoberta em um meteorito encontrado na Antártida pode explicar formação do Sistema Solar.

Duda Falcão

ASTRONOMIA

Poeira "Alienígena" na Antártida Pode
Explicar Formação do Sistema Solar

Luiza Ferraz
Colaboração para o UOL, em São Paulo
30/04/2019 12h56

Imagem: Karin de Mamiel/IStock
Um simples grão de poeira pode ajudar cientistas na missão.

Um grão de poeira "alienígena" preso em um meteorito encontrado na Antártica pode ajudar cientistas na missão de decifrar a formação do Sistema Solar.

A amostra da poeira é fruto de uma explosão cósmica - chamada Nova -- em uma estrela, que, neste caso, aconteceu antes mesmo da existência do Sol. Desta maneira, o grão viajou por todo o universo até entrar em nossa galáxia.

Nomeado LAP-149, o material é o único do tipo que sobreviveu com rastros de alguns minerais importantes como grafite e silicato. Além disso, também foi encontrada grande quantidade de um raro tipo de carbono, conhecido como 13C.

"Os resultados nos mostraram que grãos ricos em carbono e oxigênio foram essenciais na construção do nosso sistema", afirmou Pierre Haenecour, autor do estudo, segundo o portal Independent.

"Também sabemos que poeiras [de carbono e silicato] podem ser formadas em uma mesma Nova [explosão em uma estrela] e transportadas através de pedaços de poeira quimicamente distintos", completou o cientista.

Esse tipo fenômeno é importante, pois a dispersão desses elementos químicos pode ajudar a formar outros sistemas. Se não fosse isso, não haveria vida - um mero complexo de novas substâncias que se colidiram.

Os cientistas não conseguiram afirmar, ao certo, a idade da poeira "alienígena". Mas estão em busca de grãos maiores para que consigam fazer cálculos mais precisos e descobrir mais informações que possam estar relacionadas a formação do nosso sistema solar.


Fonte: Site do Uol Notícias - https://noticias.uol.com.br

Comentários