Em 11 Anos, a Atmosfera de Plutão Terá Congelado

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada ontem (02/05) no site da Revista Galileu destacando que segundo pesquisadores em 11 anos a atmosfera do Planeta Anão Plutão terá congelado.

Duda Falcão

CIÊNCIA - ESPAÇO - ASTRONOMIA

Em 11 Anos, a Atmosfera de Plutão Terá Congelado

"Até 2030 a atmosfera vai congelar e desaparecer em todo o planeta", dizem pesquisadores

Por Redação Galileu
02/05/2019 - 14h49
Atualizado - 14h49 

(Foto: Pixabay/Skeeze/CReative Commons)
Plutão tem oceano subterrâneo, atmosfera em várias camadas e compostos orgânicos.

Um estudo publicado na revista Astronomy and Astrophysics mostra um destino surpreendente para Plutão. Depois de analisar a atmosfera entre 1988 e 2016, pesquisadores divulgam dados que mostram que Plutão pode entrar em colapso e congelar completamente até 2030.

A pesquisa sugere que a atmosfera do planeta anão, cheia de nitrogênio, passará por um evento cósmico épico, envolvendo temperaturas de quase — 400 graus Fahrenheit (-240 ºC), que poderia lançar uma nova luz sobre como as atmosferas se comportam sob condições extremas.

Os cientistas observaram Plutão (em que 1 ano corresponde a 248 anos na Terra) todas as vezes em que  o planeta anão passava na frente de uma estrela. Medindo quanta luz o objeto absorveu, coletaram dados sobre sua atmosfera fina e flutuante.

"Descobrimos que, quando Plutão está mais longe do Sol, e durante o Inverno no Hemisfério Norte, o nitrogênio congela a atmosfera", afirma Andrew Cole, autor do estudo e professor associado da Faculdade de Ciências Naturais da Universidade da Tasmânia, na Austrália, em um comunicado.

"A pressão atmosférica triplicou nas últimas três décadas, mas à medida que o planeta orbita, nossa modelagem mostrou que a maior parte da atmosfera se condensaria a quase nada", afirma. "O que nossas previsões mostram é que até 2030 a atmosfera vai congelar e desaparecer em todo o planeta."


Fonte: site da Revista Galileu - 02/05/2019 - http://revistagalileu.globo.com

Comentários