UnB Assina Acordo de Cooperação Com Agência Espacial Brasileira

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada ontem (10/12) no site da “Universidade de Brasília (UnB)” destacando que esta universidade (como já havíamos anunciado) assinou um “Acordo de Cooperação” com a Agência Espacial brasileira (AEB).

Duda Falcão

CIÊNCIA E TECNOLOGIA

UnB Assina Acordo de Cooperação
Com Agência Espacial Brasileira

Cerimônia formaliza parceria entre as instituições

UnB Agência
Ádlia Tavares
Da Secretaria de Comunicação da UnB
10/12/2013

Mariana Costa/UnB Agência

Uma comitiva da Agência Espacial Brasileira (AEB), liderada pelo presidente da instituição, José Raimundo Braga Coelho, esteve na UnB durante a tarde de terça-feira (3) para assinatura de termo de cooperação técnica entre as instituições. O acordo prevê o intercâmbio de conhecimento nas áreas de pesquisa, arquitetura da informação, desenvolvimento e inovação tecnológica.

A Universidade de Brasília, que já tem o curso de Engenharia Espacial, é foco de nosso interesse”, declarou José Raimundo.  De acordo com o físico formado pela UnB, a maior dificuldade encontrada pelo Programa Espacial Brasileiro é a falta de profissionais qualificados para atuar na área. “E nós vamos encontrar esses profissionais na universidade”, afirmou.

O reitor, Ivan Camargo, também se mostrou entusiasmado com a formalização do acordo. “É uma parceria que existe há anos, e está dando certo”, afirmou. Para o reitor, o acordo deve impulsionar ainda mais a aproximação que vem se desenvolvendo entre as instituições nos últimos anos.

PARCERIA – Em fevereiro deste ano, a UnB inaugurou a estação do sistema de monitoramento e correção diferenciada, do Global Navigation Satellite System (Glonass).  A estação de monitoramento terrestre foi montada no Centro de Processamento de Dados (CPD) da UnB. A base russa na UnB definia uma parceria entre a Agência Espacial Brasileira (AEB), a universidade e a Agência Espacial Russa (Roscosmos). Na ocasião, o físico e chefe da Assessoria de Cooperação Internacional da AEB, José Montserrat Filho, foi responsável pela aproximação com a universidade.

Outras atividades conjuntas:





Fonte: Site da Universidade de Brasília (UnB)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Operação CRUZEIRO: Primeiro Ensaio em Voo de um Motor Aeronáutico Hipersônico Brasileiro

Janeiro de 2015 Registra Recorde de Focos de Queimadas Detectados Por Satélite