Brasileiro Que Ganhou Viagem ao Espaço Não Passou em Trainee da Mesma Empresa
Segue abaixo uma
matéria postado dia (06/12) no site do jornal “Folha de São Paulo”
destacando que o brasileiro que ganhou viagem ao espaço não passou em
trainee da mesma empresa.
Duda Falcão
MERCADO
Brasileiro Que Ganhou Viagem ao Espaço Não
Passou em Trainee da Mesma Empresa
MARIANA BARBOSA
JOÃO WAINER
ENVIADOS ESPECIAIS A ORLANDO
06/12/2013 - 17h31
Depois do
astronauta Marcos Pontes, o brasileiro Marco Aurélio Gorrasi, 25, pode ser o
segundo brasileiro a ir para o espaço. Ele foi um dos 25 escolhidos em uma
promoção da da marca de desodorante Axe, da Unilever, para realizar um voo
suborbital, no qual é possível avistar a terra a 103 km de altitude. Um milhão
de pessoas de 60 países se inscreveram na promoção --a maior da história da
Axe.
A empresa
não divulga o valor do investimento. Após eliminatórias em cada país, 107 foram
para a final em Orlando, com três dias de provas de resistência, conhecimentos
de aerodinâmica e treinamentos aéreos em um avião militar.
"É mais fácil virar astronauta do que ser trainee da
Unilever", diz Gorrasi, que é formado em administração de empresas e
concorreu três vezes, sem sucesso, a uma vaga de trainee na Unilever no Brasil.
No processo seletivo do ano passado, 46 mil concorreram para 27 vagas.
João Wainer/Folhapress
Marco Aurélio Gorrasi, 25, que deve ser o segundo brasileiro a ir para o espaço. |
Gorrasi, que
pratica jiu jitsu, pediu demissão para poder participar do treinamento na
última semana. Seu irmão também estava na final, mas não foi pois acabara de
assumir um emprego novo em uma grife de moda em Paris. Os dois foram escolhidos
em um concurso realizado por meio votação em redes sociais no Brasil, no início
do ano. Na votação, que precisou ser revisada devido a fraudes, foram
escolhidos oito candidatos, entre eles um filho do ex-governador do Rio,
Anthony Garotinho. Os oito passaram por um treinamento de resistência em uma
arena montada no shopping Eldorado, em São Paulo, e os irmãos Gorrasi foram
selecionados para a etapa final.
Os voos não
têm data confirmada para acontecer e serão realizados pela SXC (Space
Expedition Corporation) a bordo do Lynx, veículo espacial reutilizável que está
em fase de construção. A previsão inicial era realizar os voos em 2014, mas já
se fala em 2015. Os primeiros voos teste da espaçonave estão previstos para o
segundo trimestre de 2014.
A SXC já
vendeu 250 passagens, que custam US$ 100 mil, incluindo as 25 adquiridas pela
Unilever. O time da fabricante de bens de consumo deve embarcar pouco depois
dos primeiros turistas pagantes. A Lynx tem capacidade para um passageiro e um
piloto e o voo dura cerca de uma hora. No início, serão dois voos por dia, mas
a capacidade é para quatro voos.
A SXC e a
XCor, fabricante do Lynx, estão em uma espécie de corrida espacial comercial
para ver quem levará os primeiros turistas para o espaço. A Virgin Galactic, de
Richard Branson, começou sete anos antes, com o desenvolvimento de outra
espaçonave, mas também não deve iniciar os primeiros voos antes de 2015.
Pelo menos
três brasileiros já compraram passagens para voar com a SXC e com a Virgin.
Os
jornalistas viajaram a convite da Unilever
Fonte: Jornal “Folha de São Paulo” - 06/12/2013
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