Cronograma do CBERS Ameaça o INPE

Olá leitor!

Segue abaixo uma matéria publicada hoje (21/12) no site do jornal “O VALE” destacando que o CBERS ameaça o INPE.

Duda Falcão

NOSSA REGIÃO

Cronograma do CBERS Ameaça o INPE

Chico Pereira
São José dos Campos
December 21, 2013 - 06:28

Foto: Arquivo/O VALE
Teste CBERS-3 no INPE.

As possibilidades de antecipação do lançamento do Cbers4, quinto satélite do programa de sensoriamento remoto que Brasil e China desenvolvem em conjunto, pode prejudicar o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), de São José dos Campos.

A avaliação é do SindCT (Sindicato Nacional dos Servidores Federais na Área de Ciência e Tecnologia e do setor Espacial).

Segundo o sindicato, a antecipação de lançamento do orbitador de 2014 para 2015 implica que o satélite terá que ser montado e integrado na China e não no Brasil, conforme previsto
inicialmente.

“O combinado com a China é que o CBERS-3 seria integrado lá e o CBERS-4 no Brasil”, afirmou o vice-presidente do sindicato, Fernando Morais.

Segundo ele, se esse cronograma for modificado, “não será valorizado o trabalho dos pesquisadores brasileiro e o LIT (Laboratório de Integração e Testes) do INPE”.

O cronograma estabelecido antes do fracasso do lançamento do CBERS-3 no dia 9 de dezembro estabelecia que o número 4 seria lançado em dois anos. A programação é que a integração do novo satélite está prevista para ser iniciada em julho do próximo ano, com término em agosto de 2015.

Os dois satélites são “gêmeos” e a parte brasileira do novo orbitador está pronta.

O CBERS-3 chegou a funcionar 30 minutos depois de lançado, mas deixou de fazer contato com a base de rastreio na China, responsável pelo lançamento do satélite.

O terceiro estágio do lançador chinês Longa Marcha parou de funcionar 11 segundos antes do previsto e lançou o satélite fora da órbita prevista.

A AEB (Agência Espacial Brasileira) informou que as conversações para eventual antecipação do CBERS-4 continuam em curso.


Fonte: Site do jornal “O VALE” - 21/12/2013

Comentário: Pois é leitor e agora mais essa.

Comentários

  1. Só quem não pode reclamar é justamente o pessoal desse SindCT e do INPE.

    Afinal, eles não programaram nenhuma greve, manifestação, absolutamente nada. Vão continuar recebendo seus salários caso tenham trabalho ou não.

    Quem cala, consente...

    Uma hora dessas, os contribuintes vão acordar e ver que o dinheiro deles está pagando um monte de gente aqui no Brasil para o chineses colocarem os seus estagiários para integrar mais esse satélite brasileiro e preparar o lançador, enquanto os seus "cientistas de primeira linha" estão colocando homens no espaço e sondas na Lua...

    Só não vê quem não quer.

    ResponderExcluir

Postar um comentário