CERN Aceita Pedido de Associação do Brasil

Olá leitor!

Segue abaixo uma matéria publicada dia (14/12) no site do jornal “Folha de São Paulo” destacando que o CERN aceitou o pedido de associação do Brasil.

Duda Falcão

CIÊNCIA

CERN Aceita Pedido de Associação do Brasil

DE SÃO PAULO
14/12/2013 - 02h41

O CERN (Organização Europeia para Pesquisa Nuclear), o maior laboratório de física do mundo, anunciou na manhã de ontem que convidará o Brasil a se tornar membro associado do projeto.

Em carta à embaixadora Regina Dunlop, delegada do Brasil em Genebra, o diretor de pesquisa do CERN, Sérgio Bertolucci, diz que a proposta teve "aprovação unânime" no conselho executivo da entidade. O CERN deve submeter agora um "acordo modelo" ao Brasil e começar a negociar os termos da filiação.

A proposta inicial é que o Brasil pague 10% da anuidade normalmente cobrada a um membro pleno do CERN.

O valor é calculado de acordo com o PIB (produto interno bruto) de cada país e outras variáveis. Sob essa regra, a ordem de grandeza da contribuição anual brasileira seria de US$ 10 milhões.

Martial Trezzini/AP
O acelerador de partículas LHC, o maior do mundo, construído
pelo CERN na fronteira da Suíça com a França.

Após os termos do acordo serem definidos, o Brasil precisa submetê-lo ao Congresso Nacional, pois a verba precisa ter uma fonte definida. "Não sei quanto tempo isso vai demorar, nem como vai transcorrer", diz Sérgio Novais, da UNESP, um dos físicos que articulam o acordo.

Como membro associado, o Brasil teria assento no conselho do CERN, e empresas do país poderiam entrar em licitações para construir experimentos. Dono do maior colisor de partículas do mundo, o CERN é o descobridor do bóson de Higgs, a partícula que explica a origem da massa.


Fonte: Site do Jornal Folha de São Paulo - 14/12/2013 

Comentários