Satélite Brasileiro CBERS-3 Ainda Não Se Comunicou Com a Terra, Diz INPE

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (09/12) no site “G1” do globo.com destacando que o segundo o INPE o Satélite CBERS-3 ainda não se comunicou com a Terra.

Duda Falcão

VALE E REGIÃO

Satélite Brasileiro CBERS-3 Ainda Não
Se Comunicou Com a Terra, Diz INPE

Equipamento feito em parceria com a China foi lançado nesta 2ª.
Segundo coordenador do programa, chance de sucesso é mínima.

Eduardo Carvalho
Do G1, em São Paulo
09/12/2013 - 08h01
Atualizado em 09/12/2013 08h16

Cientistas do Brasil e da China não conseguiram estabelecer comunicação com satélite CBERS-3, lançado na madrugada desta segunda-feira (9) da base chinesa de Taiyuan, a 760 km de Pequim, e já trabalham com a possibilidade de perda do equipamento, que custou R$ 160 milhões ao governo brasileiro.

De acordo com José Carlos Neves Epiphanio, coordenador de aplicações do Programa CBERS, uma equipe de funcionários do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) acompanhou o lançamento de São José dos Campos (SP) até 3h.

Ele disse que o foguete Longa Marcha 4B, veículo lançador de satélites, decolou normalmente e todos os estágios para liberação do equipamento na órbita tinham funcionado, incluindo o mais crítico, que é a abertura dos painéis solares – essencial para manter a bateria do CBERS-3 carregada.

Mas, durante a passagem do satélite pela Antártica, Epiphanio disse que o equipamento “aparentemente” apresentou problemas de altitude, deixando alerta as equipes que acompanhavam o satélite de recursos terrestres no Brasil e na China, que tentaram rastreá-lo.

A unidade do INPE de Cuiabá (MT), responsável por receber todos os dados do CBERS, tentou detectar alguma "anomalia", termo utilizado pelos pesquisadores para definir possível perda do equipamento ou o extravio da órbita. Não houve êxito.

Quando o satélite passou pela China, os cientistas da Academia Chinesa de Tecnologia Espacial (CAST, na sigla em inglês) também não leram quaisquer sinais do CBERS-3.

“A informação é que não conseguiram ter o sinal do satélite, embora ele esteja em órbita. Por enquanto, não sabemos se perdemos. Mas a chance de ter sucesso [no funcionamento do CBERS-3] é baixa para essas situações. Posso falar pelo que vi no passado”, explicou Epiphanio ao G1.

A previsão é que equipamento sino-brasileiro passe sobre o Cuiabá por volta do meio-dia. Neste horário, segundo Epiphanio, os pesquisadores do Brasil vão tentar descobrir o que pode ter acontecido e confirmar se a missão deu certo ou não.

Atraso na Produção

O lançamento aconteceu três anos após a data prevista inicialmente pelo INPE, que desenvolveu o projeto em parceria com a CAST.

Dificuldades para criar novas tecnologias espaciais, consideradas complexas, atrasaram o programa, segundo o diretor do Inpe, Leonel Perondi, que está no país asiático e acompanhou o envio do satélite ao espaço.

O objetivo do CBERS-3 é preencher um vácuo deixado pelo CBERS-2B, que encerrou suas atividades em 2010. Desde então, o programa sino-brasileiro ficou sem equipamentos para fornecer imagens aos países parceiros. Também foram lançados o CBERS-1 e CBERS-2, que já não funcionam.

O Brasil tem 50% de participação no novo equipamento. Antes, a participação no desenvolvimento de satélites com a China era de 30%.


Fonte: Site “G1” do globo.com

Comentário: Pois é leitor, começa a se confirmar o que temíamos, e a notícia é devastadora. Mas quem falhou, o foguete ou o satélite? Se foi o satélite, voltamos há época dos avisos do SindCT quanto ao erro de se apressar o lançamento desse satélite, e se a culpa foi do foguete, o que dizer? Afinal essas coisas acontecem. Mas a verdade é que se essa noticia for confirmada ela é devastadora para o PEB e mais um prato cheio para forças contrárias ao programa. Além disso, se o problema for com o satélite, esse governo desastroso poderá não confirmar oficialmente isso, mas fico na esperança de que os chineses não aceitem ficar com a culpa, caso a mesma não seja do foguete, Vamos aguardar 

Comentários

  1. Se o satélite esta passando nos controles mas não está dando sinal, é por que é problema no satélite.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De quem é a culpa? Eis a questão!

      Excluir
    2. Olá Ricardo!

      Pois é caro amigo, é o que parece, mas vamos aguardar por maiores notícias.

      Abs

      Duda Flacão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir
  2. Se o satélite estivesse em órbita, a China já havia anunciado o seu lançamento. Tendo várias missões de colaboração e estando interessados em comercializar os seus lançadores, não interessa à China o fracasso e sendo um problema com o lançador, então está explicado o silêncio sobre este lançamento.

    O INPE deveria deixar cair a máscara e assumir o fracasso... ou então o INPE não está a receber toda a informação por parte da China.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rui!

      Se você estiver certo amigo, eles jamais farão isso, pois o governo não permitirá. Optarão por esconder a verdade, e se sair do controle, fica elas por elas, o dito pelo não dito.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir
  3. O satélite não atingiu a órbita Correta e reentrou. Antes disse os painéis solares abriram e foi feita telemetria por 15 min. Eu estava la é vi.

    ResponderExcluir
  4. igual ao fracasso do VLS, teremos de esperar mais 15 anos para lançar o cbers 4

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Oséias!

      Eles dizem que o CBERS-4 será lançado em 2015.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir
    2. Duda, pelos vistos deverão vir mais dois aí então. O que vai ser montado no Brasil deve voar para ficar no lugar desse aí que falhou. Será que vão querer substituir esse aí que foi para o beleléu?

      Excluir
  5. Bom, aqui tem uma versão da notícia principal em inglês, além de detalhes técnicos sobre a missão do CBERS-3

    Parece mesmo que algum problema ainda não especificado no último estágio do foguete impediu o satélite de atingir a órbita pretendida.

    ResponderExcluir
  6. INPE soltou nota:

    Às 11h26, hora de Beijing (1h26, hora de Brasília), desta segunda-feira (9/12), o satélite CBERS-3, desenvolvido conjuntamente por Brasil e China, foi lançado pelo veículo chinês Longa Marcha 4B, do Centro de Lançamentos de Satélites de Taiyuan, China. Porém, houve uma falha de funcionamento do veículo lançador durante o voo e, consequentemente, o satélite não foi posicionado na órbita prevista. Avaliações preliminares sugerem que o CBERS-3 tenha retornado ao planeta.

    ResponderExcluir
  7. Os chineses têm outra missão ainda mais importante acontecendo ao mesmo tempo. Eles estão tentando colocar um robo de exploração na lua. Não imagino que eles se tenham "distraído" e provavelmente têm várias equipes, mas isso de querer fazer tudo ao mesmo tempo pode ter ajudado o foguete a ter dado pau na hora H.

    ResponderExcluir

Postar um comentário