Jornada Espacial Termina Hoje no Rio Grande do Norte

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada ontem (12/12) no site da Agência Espacial Brasileira (AEB) destacando que o termina hoje a Jornada Espacial no Rio Grande do Norte.

Duda Falcão

Jornada Espacial Termina
no Rio Grande do Norte

CTA


Brasília 12 de dezembro de 2013 - Termina nesta sexta-feira (13), no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), em Paramirim (RN), a 10ª edição da Jornada Espacial. O evento reúne 38 alunos – acompanhados por 35 professores – de 18 estados e mais o Distrito Federal, que melhor se classificaram entre os 800 mil estudantes que participaram em maio último da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA).

Na segunda edição do ano – a primeira foi em São José dos Campos (SP), em novembro – estudantes de escolas públicas e privadas participaram de várias atividades, assistiram a palestras sobre temas ligados ao setor aeroespacial, como Veículos Suborbitais, Lançadores de Satélites, GPS, Clima Espacial e Balão Meteorológico. Os alunos conheceram ainda um pouco mais sobre as ações do CLBI no Programa Espacial Brasileiro.

No último dia do evento, o astronauta Marcos Pontes, conversa com os estudantes sobre a Missão Centenário, projeto da Agência Espacial Brasileira (AEB), junto com a Agência Espacial da Federação Russa, que enviou o primeiro brasileiro ao espaço, em outubro de 2005.

Para José Bezerra Pessoa Filho, tecnologista sênior do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) e coordenador da Jornada Espacial, o evento é importante por mostrar aos jovens uma nova realidade. “O jovem sai daqui, muitas vezes, com uma visão diferente do país em que vive e com novas perspectivas profissionais. A partir dessa experiência, novas fronteiras são abertas e muitos deles decidem se voltar para a área aeroespacial”, comenta.

A Jornada Espacial ocorre desde 2005 e é uma iniciativa da AEB, por meio do Programa AEB Escola, que visa a aproximar alunos e professores do universo da ciência e tecnologia aeroespacial. Tem como parceiros o CLBI, o DCTA e o Instituo Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), de São José dos Campos.


Fonte: Agência Espacial Brasileira (AEB)

Comentários