Lançamento de Foguete Realizado com Sucesso do CLA


Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada hoje (27/04) no site “imirante.com”, confirmando o sucesso do lançamento do foguete FTB hoje a tarde do CLA.

Duda Falcão

Foguete é Lançado com Sucesso da Base de Alcântara

O foguete chegou a 31 km de altura e caiu a 17 km da costa

27/12/2009 - 15h49

Foto: Biaman Prado/ O Estado
ALCÂNTARA -
O Foguete de Treinamento Básico (FTB) foi lançado com sucesso às 15h desta terça-feira (27), do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA). O foguete atingiu 31 km de altura e caiu a 17 km da costa, uma distância maior do que o previsto pelo CLA.

O lançamento faz parte da Operação Falcão I, iniciada no último dia 19. A operação tem como objetivo testar os sistemas operacionais do CLA nas atividades de lançamento e rastreio de foguetes.

Esse foi o primeiro de oito lançamentos previstos para este ano.


Fonte: Site imirante.com

Comentário: Esta notícia confirma a matéria do jornal “O Estado do Maranhão” postada hoje no blog (veja a nota CLA Lançará Hoje Foguete de Treinamento Básico) e agora ficamos esperando a confirmação da realização da “Operação Barreira II” prevista para o dia 29/04 (veja a nota CLBI Realizará Novo Lançamento de Foguete) divulgado que foi pelo jornal Diário de Natal, pelo site da AEB e pelo blog Panorama Espacial do companheiro jornalista André Mileski. Lembrando ao leitor que com a realização desta segunda missão no CLBI é provável que pela primeira vez na história do PEB o DCTA/IAE esteja realizando quase que simultaneamente (com diferença de dois dias) duas operações distintas nos dois centros de lançamento, o que obviamente demonstra uma grande melhora nas logísticas destas operações. O blog aproveita para agradecer ao leitor maranhense Edvaldo Coqueiro pela indicação desta notícia enviada por e-mail.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Da Sala de Aula para o Espaço

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Rússia Oferece ao Brasil Assistência no Desenvolvimento de Foguetes