CLA Lançará Hoje Foguete de Treinamento Básico


Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada hoje (27/04) no site “imirante.com”, noticiando que deverá ser lançado hoje no início da tarde do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) um foguete de treinamento básico.

Duda Falcão

Foguete de Treinamento Deve Ser
Lançado Hoje, às 13h, do CLA

27/12/2009 - 08h14

Foto: Biaman Prado/ O Estado
SÃO LUÍS - Está previsto para as 13h de hoje, no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), o lançamento e rastreio de um Foguete de Treinamento Básico (FTB) de pequeno porte, desenvolvido pela empresa brasileira AVIBRAS. A campanha faz parte da Operação Falcão I, iniciada dia 19, com testes de materiais e equipamentos.

A operação faz parte de um conjunto de treinamentos iniciados no CLA há cerca de dois anos para treinar e testar os sistemas operacionais de protótipos - envolvendo telemetria e monitoramento - e preparar o centro para lançamentos de grande porte.

O lançamento do FTB é o primeiro deste ano. A previsão é que sejam realizados, pelo menos, seis lançamentos ainda em 2010, entre eles, dois de médio porte e um foguete VSB-30 que faz parte do Programa de Microgravidade da Agência Espacial Brasileira (AEB). Estão previstos também testes na Torre Móvel de Integração (TMI) – que está sendo reestruturada para lançamento de foguetes de grande porte, como o Veículo Lançador de Satélites (VLS), cuja primeira operação está programada para 2012.

Foguete

As condições favoráveis para o lançamento são de ventos de superfície igual ou menor que 10m/s e chuvas moderadas menor ou igual a 10mm/h. Nesse vôo, o foguete não estará levando carga útil científica, apenas tecnológica, e instrumentos para acompanhamento das estações de telemedidas, preparando, assim, as equipes para os próximos lançamentos. As condições meteorológicas estão sendo monitoradas desde a semana passada e a “janela” para lançamento se estende até quinta-feira (29), caso as condições do tempo não estejam propicias para a realização da operação.

Com tecnologia 90% nacional, O FTB é um foguete mono-estágio, não guiado, com 3,05 metros de comprimento, pesando 67,8 kg/f incluindo 20,7 kg/f de carga útil. Seu motor propulsor é carregado com propelente sólido (combustível sólido), com uma fase de decolagem de 4 segundos, alcançando mais de 30 km de altura e caindo em alto-mar a mais de 16 km da costa. O sucesso desse lançamento significa o resultado do desenvolvimento de tecnologia aeroespacial brasileira, proporcionando ao Brasil capacitar os recursos humanos para alcançar sua independência tecnológica.


Fonte: Jornal “O Estado do Maranhão” via site imirante.com

Comentário: Muito estranha esta notícia publicada no jornal “O Estado do Maranhão”, pois segundo o blog Panorama Espacial do companheiro André Mileski, confirmado por matéria do jornal “Diário de Natal” de ontem, e postado aqui no blog (veja a nota CLBI Realizará Novo Lançamento de Foguete) haveria uma operação de lançamento intitulada de “Barreira II” que ocorreria dia 29/04 do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI). Será que são duas operações de lançamento distintas? Será que o IAE/DCTA está preparado para realizar duas operações de lançamento quase que simultânea em dois sítios de lançamento diferentes? Se assim for, acreditamos que isso esteja ocorrendo pela primeira vez e envolverá uma grande logística para a sua realização. Vamos aguardar por maiores informações.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Da Sala de Aula para o Espaço

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Rússia Oferece ao Brasil Assistência no Desenvolvimento de Foguetes