30º Prêmio José Reis de Divulg. Científica e Tecnológica


Olá leitor!

Segue uma notícia postada hoje (15/04) no site da Agência Espacial Brasileira (AEB) informando que o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) estará recebendo, até o dia 14 de maio, inscrições para o 30º Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica.

Duda Falcão

30º Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica

Coordenação de Comunicação Social/AEB
15/04/2010


O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) recebe, até o dia 14 de maio, inscrições para o 30º Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica. Este ano, a categoria escolhida é Divulgação Científica e Tecnológica. Será premiado o pesquisador ou escritor que tenha contribuído para a divulgação da Ciência, Tecnologia e Inovação ao público. Em 2009, o tema foi Instituições, com 47 inscrições. O Espaço Ciência - vinculado à Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente de Pernambuco, foi o vencedor. A organização desenvolve, há 15 anos, intenso programa de divulgação científica e apoio ao ensino de Ciências.

Nesta edição de 2010, o vencedor ganhará R$ 20 mil e diploma, além de passagem aérea e hospedagem para participar da solenidade de entrega do prêmio na Reunião Anual da Sociedade Brasileira para Progresso da Ciência (SBPC), de 25 a 30 de julho, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal. Os trabalhos deverão ser enviados ao CNPq – Serviço de Prêmios: SEPN 507 Bloco B sala 203 Brasília- DF CEP 70740-901. A documentação inclui ficha de inscrição, currículo atualizado na Plataforma Lattes, justificativa na qual se evidencie significativa contribuição à divulgação científica e tecnológica e cópia dos trabalhos mais importantes – no mínimo cinco e no máximo dez. O resultado será anunciado até 18 de junho.

O prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica, criado em 1978, é uma homenagem ao professor José Reis – médico, pesquisador, colunista da Folha de São Paulo e um dos criadores da SBPC. Inicialmente a premiação ocorria a cada dois anos. Os candidatos eram indicados por uma comissão julgadora. Em 1982, tornou-se anual. No ano seguinte, passou a contar com as três categorias atuais: Divulgação Científica e Histórica; Jornalismo Científico e Instituição. Desde 1995, o prêmio é concedido a apenas uma das três categorias, em sistema de rodízio. Pelo rodízio, em 2011 será agraciado um (a) jornalista que tenha se destacado na cobertura e divulgação de resultados e avanços em Ciência, Tecnologia e Inovação.

Informações: http://www.cnpq.br/premios/josereis.


Fonte: Site da Agência Espacial Brasileira (AEB)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Da Sala de Aula para o Espaço

O CLA e Sua Agenda de Lançamentos Até 2022