O Novo Cenário da Corrida Espacial


Olá leitor!

Convido você a assistir esta reportagem apresentada dia 29/10/2009 no programa “Sem Fronteiras” do Canal GloboNews sobre “O Novo Cenário da Corrida Espacial”

Enquanto a NASA sofre com a falta de dinheiro, a nova estrela na corrida espacial é a China, que promete levar o homem à Lua em dez anos. O Brasil também procura se firmar com seu programa espacial de forma desorganizada e sem foco na opinião do blog.

Esta reportagem faz um relato do atual momento do desenvolvimento das tecnologias espaciais nos principais programas espaciais do mundo (inclusive no Brasil) mostrando os novos projetos para os próximos anos neste setor. Bom divertimento.

Duda Falcão


Reportagem do Programa Sem Fronteiras – 29/10/2009
(O Novo Cenário da Corrida Espacial)


Fonte: Site G1 do globo.com

Comentários

  1. Olá Duda,

    muito interessante esse vídeo. Particularmente entre os minutos 14 e 15 o Sr. Fernando Doblas da ESA apresenta alguns números referentes ao retorno sobre investimento em tecnologias espaciais.

    O que percebo é que muita gente no Brasil não conhece os benefícios do investimento em tecnologias espaciais, muito menos no retorno financeiro desse tipo de investimento.

    É preciso haver uma forte concientização, me atrevo a dizer, da sociedade como um todo, para que se possa almejar mais recursos governamentais para essas atividades. Sem essa concientização, continuaremos com os pífios recursos que hoje dispomos.

    Abraço, Marcelo.

    ResponderExcluir
  2. Olá Marcelo!

    Você tem toda razão amigo. Na história da Astronáutica não existe programa espacial que tenha se desenvolvido sem o apoio incondicional de sua sociedade.

    Para tanto, essas nações desde o inicio se preocuparam em usar a maquina da propaganda de forma massiva e quase que diária em busca de uma melhor divulgação dos objetivos e benefícios de cada programa visando o apoio político e institucional de suas sociedades.

    No Brasil, apesar de sermos os mestres dessa arte isto nunca foi feito muito provavelmente devido aos parcos recursos que a AEB dispõe para este fim. Para você ter uma idéia Marcelo, o principal motivo da “Missão Centenário” era chamar a atenção de nossa sociedade (fazer barulho) buscando despertar e informar a grande população que o Brasil tinha um programa espacial, já que estaria participando ativamente do maior projeto espacial até aquele momento. Funcionou por um tempo motivando milhões de brasileiros (levando o país inteiro ficar ligado no lançamento do astronauta Marcos Pontes durante a noite de 29/03/2006), porém como não houve continuidade e como não houve qualquer notícia de impacto até então (a não ser a expulsão do programa da ISS, rindo para não chorar) os resultados foram pífios.

    E assim sendo amigo lamentavelmente este quadro não poderia ser diferente, ou seja, a total ignorância de nossa sociedade sobre esse importante e extremamente necessário programa espacial brasileiro.

    Forte abraço

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir

Postar um comentário