Curso de Geofísica Espacial do INPE Oferece Bolsas


Olá leitor!

Segue abaixo uma noticia postada ontem (13/04) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) informando até o dia 30/04 estarão abertas as inscrições para a seleção de mestrado e doutorado da Pós-Graduação em Geofísica Espacial.

Duda Falcão

Curso de Geofísica Espacial Oferece
Bolsas para Mestrado e Doutorado

13-04-2010

Até 30 de abril, estão abertas as inscrições para a seleção de mestrado e doutorado da Pós-Graduação em Geofísica Espacial, curso membro do Programa de Excelência com nota 6 na CAPES. Há disponibilidade de bolsas CAPES e CNPq, além da possibilidade de solicitação de bolsas para a FAPESP juntamente com o orientador.

Os candidatos inscritos deverão submeter-se a um exame de física e matemática, marcado para o dia 6 de maio, na sede do INPE, em São José dos Campos (SP). A coordenação do curso analisa a possibilidade de realização das provas escritas fora do Estado de São Paulo.

Os candidatos ao Doutorado deverão, além da prova escrita, proferir um seminário sobre um assunto de Geofísica Espacial (GES), escolhido por uma comissão indicada pelo conselho do Programa GES, da qual deve fazer parte o orientador em potencial do candidato.

Os candidatos aprovados deverão ter data de colação de grau (para ingresso no mestrado) ou data de defesa de dissertação de mestrado (para ingresso no doutorado) igual ou anterior a 1o de junho de 2010.

Linhas de Pesquisa:

Nome: Magnetosfera-Heliosfera - MAGHEL
Área de Concentração: Ciência do Ambiente Solar-Terrestre
Descrição: Objetiva estudar a física da magnetosfera e os mecanismos de interação com o meio interplanetário, e por extensão também com o Sol e a heliosfera, com vistas a um entendimento da origem do Clima Espacial e as causas das tempestades geomagnéticas.

Nome: Física da Ionosfera - IONO
Área de Concentração: Ciência do Ambiente Solar-Terrestre
Descrição: Estudo da física, morfologia e dinâmica da ionosfera, e medidas experimentais associadas, visando principalmente aplicações nas áreas de telecomunicações e física dos plasmas.

Nome: Geomagnetismo e Indução Geoelétrica - GEOMA
Área de Concentração: Ciência do Ambiente Solar-Terrestre
Descrição: Desenvolve pesquisas sobre as variações do campo geomagnético associadas tanto a correntes elétricas fluindo na ionosfera e na magnetosfera como também a correntes telúricas induzidas no interior da Terra, com aplicações em estudos de correntes geomagnéticamente induzidas e de geotectônica.

Nome: Física da Alta Atmosfera - FISAT
Área de Concentração: Ciências Atmosféricas
Descrição: Estuda a composição, fotoquímica e dinâmica da alta atmosfera, com medidas de aerossóis estratosféricos, distribuição de Sódio na mesosfera, temperatura e ventos mesosféricos.

Nome: Luminescência Atmosférica - LUME
Área de Concentração: Ciências Atmosféricas
Descrição: Tem como objetivo aprimorar o entendimento do comportamento físico-químico e da dinâmica da alta atmosfera terrestre (50-300 km), e investigar as mudanças globais do meio ambiente atmosférico, usando as observações de aeroluminescência do Oxigênio.

Nome: Eletricidade Atmosférica - ELAT
Área de Concentração: Ciências Atmosféricas
Descrição: Estudar a eletrodinâmica da atmosfera e em especial os relâmpagos através do desenvolvimento de técnicas experimentais, modelos numéricos e trabalhos teóricos.

Nome: Química e Física da Baixa e Média Atmosfera - QUIATM
Área de Concentração: Ciências Atmosféricas
Descrição: Estuda os gases do efeito estufa, suas fontes e os efeitos das queimadas na química da baixa atmosfera. Um segundo foco das pesquisas refere-se ao estudo da camada de ozônio, o buraco na camada de ozônio na região da Antártica e a radiação UV solar.

Mais informações:
http://www.inpe.br/pos_graduacao/cursos/geofisica_esp/index.php

Contato: dallago@dge.inpe.br


Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas espaciais (INPE)

Comentários