IAG/USP Realizará Curso de Astronomia e Astrofísica


Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada dia 29/04 no site da “Universidade de São Paulo (USP)” destacando que a partir do dia 03/05 serão abertas as inscrições para o Curso de Introdução a Astronomia e Astrofísica do Departamento de Ciências Atmosféricas do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP.

Duda Falcão

Ciências

No IAG, Curso Introdutório Ensina Astronomia
e Astrofísica a Alunos de Exatas

Camila Camilo / USP Online
camila.camilo@usp.br
29/04/2010

Astronomia pode parecer um assunto muito distante e até curioso para a maioria das pessoas que têm pouco contato com esta ciência. Com o objetivo de apresentar melhor a área a estudantes de exatas da USP e de outras instituições, o Departamento de Astronomia do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP abre na segunda-feira (3) inscrições para o Curso de Introdução a Astronomia e Astrofísica. As aulas, que serão dadas em julho, se encaixam na intenção do departamento de mostrar aos alunos conhecimentos básicos, como visão geral do sistema solar, evolução das estrelas e galáxias, e também debater assuntos mais recentes.

O curso ocorre durante uma semana em tempo integral, com duas aulas pela manhã e duas à tarde. Se em um dos dias o céu estiver bom para visualização (com poucas nuvens), os participantes sairão para observação noturna. Há um observatório na cúpula do IAG com 35 cm de diâmetro e telescópios menores na parte de trás do Instituto. O programa prevê também uma visita ao planetário do Ibirapuera.

O professor do IAG Roberto Dell'Aglio Dias da Costa, que faz parte da organização junto com a professora Thaís Idiart, diz que quem ouve falar das novidades da astronomia pela mídia terá, no curso, oportunidade de tirar suas dúvidas a respeito. Isso porque o curso, mesmo com um programa de tópicos previstos, abre espaço para que os próprios alunos tragam para a sala de aula temas de seu interesse. Assim, além de, por exemplo, debates sobre os exoplanetas (corpos que giram ao redor de outras estrelas que não o Sol), podem aparecer como assunto desde o encerramento do telescópio Hubble e a operação de telescópios mais modernos, até a busca por planetas semelhantes à Terra.

Outro tema relevante que costuma despertar a atenção é a busca por planetas do tipo terrestre. O docente explica que há dois tipos de planetas: os gigantes gasosos, compostos basicamente por Hélio e Hidrogênio, como Júpiter, Saturno, Urano e Netuno; e os pequenos e rochosos como a Terra, Vênus, Marte e Mercúrio. Planetas semelhantes ao nosso são mais difíceis de encontrar devido ao tamanho. Existe hoje a expectativa de se localizá-los dentro da zona de habitabilidade, que é uma faixa de distância - nem muito perto, nem muito longe - de uma estrela, como o Sol, onde é possível haver água na forma líquida, o que é atualmente aceito como pré-condição para existência de vida.

Dinâmica

Oscar Cavichia de Morales, doutorando em astronomia do IAG, optou pela carreira após participar do curso em 2005. Ele estudava física na Unicamp e não estava muito decidido sobre que área seguir. “Foi interessante. Não conhecia muitos professores e o curso me ajudou, a saber, o que eles faziam e a conhecer melhor a área”.

O professor Roberto confirma que, para os alunos de exatas, esta é uma excelente porta de entrada para a carreira no campo da astronomia e da astrofísica. Mas os estudantes não são os únicos beneficiados. "A difusão do conhecimento é saudável e faz com que as pessoas saibam que existe ciência, que existe pesquisa e isso se reverte em apoio", explica.

Há dois outros cursos de extensão dentro do tema oferecidos pelo Departamento ao longo do ano: Astronomia, uma visão geral do espaço, destinado a professores de ensino fundamental e médio, e Astronomia para a Terceira Idade. Quem não fizer parte do público-alvo de um dos cursos, mas se interessar pelo assunto, pode agendar em grupo uma observação noturna ou palestra através do telefone , segundo a disponibilidade do Departamento.

Serviço

Os interessados no curso Introdução à Astronomia e Astrofísica podem se inscrever de 3 de maio a 25 de junho por correspondência, com taxa única de R$50,00. A ficha de inscrição, o endereço para correspondência e demais informações podem ser obtidas no site do Instituto. As aulas vão de 19 a 23 de julho no IAG, que fica na Rua do Matão, 1226, Cidade Universitária, São Paulo. Os telefones para contato são / 2800 / 2814.


Fonte: Site da Universidade de São Paulo (USP)

Comentário: Esta é uma grande oportunidade para aquelas pessoas que se interessam por estes temas tão fascinantes que são a Astronomia e a Astrofísica. Portanto leitor não perca tempo, inscreva-se e comece a desvendar os mistérios do universo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Da Sala de Aula para o Espaço

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Por Que a Sétima Economia do Mundo Ainda é Retardatária na Corrida Espacial