CLBI Realizará Novo Lançamento de Foguete


Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada hoje (26/04) no blog “Panorama Espacial” do companheiro jornalista André Mileski destacando que Centro de lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) realizará dia 29/04 às 15h30mim, o segundo lançamento no país de um foguete FTB em 2010.

Duda Falcão

CLBI Lança Novo Foguete

26/04/2010

Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI)
Natal (RN)

No próximo dia 29 de abril, às 15h30min, no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), será lançado, como parte da Operação Barreira II, novo Foguete de Treinamento Básico (FTB), o segundo neste ano.

O novo foguete, assim como o primeiro, (lançado durante a Operação Barreira I, no último mês de fevereiro), também tem como objetivo exercitar toda a estrutura de coordenação, além de validar os procedimentos e de garantir o treinamento das equipes nas áreas de logística, telecomunicações, preparação, integração, montagem, lançamento, rastreio, segurança de vôo,segurança de superfície, coleta e tratamento de dados.

O CLBI já participou em 2009 de quatro lançamentos desse tipo (dois em São Luiz, no Maranhão, e dois em Natal), e todos alcançaram o resultado esperado: garantir a qualificação técnica dos recursos humanos e a manutenção dos meios operacionais necessários às atividades do Programa Nacional de Atividades Espaciais – PNAE.

Além da preocupação de aprimorar a excelência técnica do efetivo do centro, a campanha preserva a operacionalidade dos equipamentos para futuros lançamentos de foguetes de maior porte. Outro benefício de igual importância é o desenvolvimento da indústria nacional, pois é a AVIBRÁS, empresa brasileira localizada em São José dos Campos (SP), que desenvolve esses foguetes de treinamento.


Fonte: CLBI via blog “Panorama Espacial“ - André Mileski

Comentário: Mais um lançamento de um foguete de treinamento e diferentemente do que havia dito em março passado o diretor do CLA (Coronel Ricardo Rangel) e divulgado pelo blog anteriormente, esta operação de realizará do CLBI e não mais do CLA. Chamo a atenção do leitor para a foto que acompanha esta notícia, pois a esquerda da mesma na parte de baixo é mostrada a Plataform de Integração do antigo foguete Sonda IV, citada pelo blog dias atrás na entrevista com o Coronel Kasemodel.

Comentários

  1. Cancelar o programa do Sonda IV foi um equivoco muito grande...

    ResponderExcluir
  2. Olá Ricardo!

    Não sei se foi bem um erro amigo, mais certamente foi muito estranho. O SONDA IV até onde se sabe fez quatro vôos bens sucedidos e conseqüentemente deveria está qualificado para operar. Não resta dúvida que o PEB necessita de um foguete com esta capacidade (já que o VS-43 não saiu do papel até agora) para atender ao Programa de Microgravidade da AEB. Como você deve saber Ricardo, com exceção do VSB-30 que foi desenvolvido por encomenda da DLR alemã para atender ao “Programa Europeu de Microgravidade” (deve se por isso que ele demora tanto de ser lançado do Brasil), todos os foguetes de sondagens desenvolvidos no Brasil a partir do SONDA III tinham como objetivo testar alguma tecnologia que seria usada pelo VLS. A aposentadoria precoce do SONDA IV e a sua não substituição por outro foguete com a mesma capacidade, deixa o Brasil limitado a foguetes com a capacidade do SONDA III, VS-30, VS-30/Orion (em parceria com a DLR) e eventualmente o VSB-30.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir
  3. Ei! Eu observei um ponto que se movia no céu ontem (29/04) mas por volta das 18h40 em Maceió. Será que foi deste lançamento?
    Vani

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Da Sala de Aula para o Espaço

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Rússia Oferece ao Brasil Assistência no Desenvolvimento de Foguetes