Operação Falcão I
Descrição da Campanha
Data do início da campanha: 19/04/2010
Operação: Operação Falcão I
Foguete: Foguete de Treinamento Básico (FTB)
Numero do vôo do foguete: 6
Data de lançamento: 27/04/2010
Horário: 15h
Local: Centro de Lançamento de Alcântara-MA
Apogeu do vôo: 31.680 metros
Tempo de vôo: 167 segundos
Objetivo: Lançar e rastrear o foguete para fins de certificação do mesmo, além de treinar os recursos humanos, operacionais e equipamentos do CLA.
Resultado: Operação bem sucedida
Experimentos Embarcados:
- Não houve
Instituições Envolvidas:
AEB - Agência Espacial Brasileira
DCTA - Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial
IAE - Instituto de Aeronáutica e Espaço
CLBI - Centro de Lançamento da Barreira do Inferno - Natal-RN
CLA - Centro de Lançamento de Alcântara - Alcântara-MA
IFI - Instituto de Fomento e Coordenação Industrial
AVIBRÁS - Avibrás Indústria Aeroespacial S/A
Foguete é Lançado com Sucesso em Alcântara
Lançamento do Foguete FTB - Operação Falcão
27/04/2010 - Imagens: Maurício Araya
Foi realizado, com sucesso, o lançamento do Foguete de Treinamento Básico – FTB do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão. A operação, denominada Operação Falcão, ocorreu às 15h do dia 27 de abril, terça-feira. Segundo o Diretor Interino do CLA, Tenente Coronel Aviador Ricardo Rodrigues Rangel, o foguete atingiu seu apogeu a 31.680 metros do solo, com 167 segundos de vôo. Fabricado pela empresa brasileira AVIBRAS e tecnologia 90% nacional, o foguete percorreu sua trajetória e caiu em alto-mar a 17,3 quilômetros da costa.
O objetivo da operação Falcão é lançar e rastrear o foguete para fins de certificação do mesmo, além de treinar os recursos humanos, operacionais e equipamentos do CLA. Estiveram presentes durante a contagem regressiva um grupo de estudos do ITA (São José dos Campos), composto de professores e 12 alunos do curso de engenharia aeroespacial.
Está previsto o lançamento de um foguete FTI em julho de 2010, quando se estima obter sua certificação para fins comerciais com outros países que necessitam de foguetes de treinamento e para que as próximas etapas de pesquisas sejam colocadas em prática para aprimoramento e desenvolvimento de veículos de pequeno porte.
O ano de 2010 é o início de um novo ciclo na capacitação operacional do Centro de Lançamento de Alcântara em virtude da modernização do Centro de Controle e da Casamata, além da construção da nova Torre Móvel de Integração, que estarão em pleno funcionamento a partir de novembro de 2010. Essas melhorias no sistema de lançamento são consideradas o aporte para que o Brasil tenha um dos mais modernos centros de lançamento do mundo, capacitado, ainda, para lançar a nova versão do VLS que se encontra em fase de desenvolvimento no IAE (São José dos Campos).
Entrevista coletiva após o lançamento
TV Mirante - 27/04/2010
Ouça a entrevista coletiva do Cel. Ricardo Rangel após o Lançamento
http://www.4shared.com/embed/276954431/a8a836d3
Fonte: Força Aérea Brasileira (FAB)
Comentários
Postar um comentário