Pesquisadores da UFJF Realizam Projeto para NASA


Olá leitor!

Segue abaixo uma pequena nota postada hoje (07/04) no site “portalclick.com.br” destacando que cientistas da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e da Universidade de Missouri (EUA) irão produzir material para a NASA.

Duda Falcão

JUIZ DE FORA - MG

Pesquisadores da UFJF Realizam
Projeto em Parceria com a NASA

Cientistas irão produzir material para Agência Espacial Americana

Publicação:
07 de abril de 2010


Quando o homem pisou na lua pela primeira vez encontrou um solo com partículas altamente abrasivas, capazes de danificar a roupa usada pelos astronautas. A Agência Espacial Americana quer desenvolver uma plataforma de vidro que possibilite o pouso de espaçonaves na lua sem que a poeira se espalhe. Para isso, pesquisadores da Universidade de Missouri, nos Estados Unidos, e da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) trabalham em parceria.

Enquanto a Universidade de Missouri sintetiza materiais idênticos aos do solo lunar, os cientistas mineiros estudam as propriedades do vidro. O composto preparado a partir de cinzas vulcânicas encontradas no estado americano do Arizona é elevado a 1.400 graus. Depois de fundido, o material é resfriado para em seguida ser transformado em vidro. No laboratório de espectroscopia, os pesquisadores analisam as propriedades térmicas do material.

O estudo realizado na UFJF ainda está em fase inicial. A última etapa será a aplicação do produto pela própria NASA. Mas os pesquisadores já são capazes de afirmar que, no futuro, o vidro desenvolvido por eles poderá ser útil não apenas para a Agência Espacial Americana, mas também no dia a dia de cada um de nós.

A previsão é que o projeto esteja pronto em até cinco anos. Tempo suficiente para que os pesquisadores se acostumem com a idéia de trabalhar para a NASA.

Por MGTV Panorama


Fonte: Site portalclick.com.br

Comentário: Essa nota parece comprovar que esta parceria já divulgada aqui no blog (veja a nota Tecnologia Brasileira na Lua) não foi afetada pelo cancelamento do programa “Constellation” da NASA pelo presidente Obama, projeto este que visava viagens tripuladas a Lua e a Marte. Parabéns aos pesquisadores da UFJF.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Da Sala de Aula para o Espaço

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Rússia Oferece ao Brasil Assistência no Desenvolvimento de Foguetes