Cooperação Espacial Brasil-Itália


Olá leitor!

O presidente Luis Inácio Lula da Silva e o presidente Silvio Berlusconi da Itália assinaram hoje (12/04), em Washington, um instrumento de parceria estratégica entre os dois países que dentre os vários itens de cooperação, destacam-se as áreas militar e espacial.

Abaixo segue a reprodução do documento nos itens de interesse:

IV - Cooperação em Matéria Técnico-Militar e de Defesa

À luz desta crescente cooperação, as Partes decidem desenvolver um relacionamento privilegiado no campo da defesa, embasado na parceria industrial e transferência de tecnologia. Este relacionamento privilegiado entre os dois países no campo da defesa será matéria de acordo específico entre os respectivos Ministérios da Defesa. Deverá conferir, em princípio, prioridade aos seguintes projetos de colaboração:

- aplicações espaciais militares e de segurança referentes a: comunicações militares via satélite; ou observação da Terra via satélite-radar e serviços baseados no SAR (Radar de Abertura Sintética).

V - Cooperação na Área Espacial

As Partes se comprometem a aprofundar a cooperação entre suas respectivas instituições nacionais de pesquisa e desenvolvimento científico em tecnologias espaciais e suas aplicações industriais. Nesse contexto, as Partes saúdam a disposição mútua de implementar o Protocolo de Intenções entre a Agência Espacial Brasileira (AEB) e a Agência Espacial Italiana (ASI), assinado em 11 de novembro de 2008, relativo a iniciativas em áreas de interesse comum, tais como observação da terra para prevenção e gestão de desastres naturais e mudança do clima; telecomunicações; e navegação via satélite, assim como a cooperação em tecnologias espaciais e suas aplicações.

Para dar implementação aos objetivos acordados, as Agências Espaciais dos dois países prosseguirão no exame conjunto de oportunidades de colaboração e, em particular, considerarão os itens relacionados a seguir, identificados preliminarmente, como potenciais áreas de cooperação de claro interesse e relevância para os dois lados:

· utilização e recepção dos dados de satélite “COSMO-SkyMed” para aplicações civis;
· observação da terra por satélite radar e serviços baseados no SAR (Radar de Abertura Sintética) para aplicações civis;
· colaboração na área de balões meteorológicos; e
· seminários e capacitação conjunta.


Duda Falcão


Fonte: Site do Ministério das Relações Exteriores (MRE)

Comentários