Bolsas para Mestrado e Doutorado no INPE


Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (29/04) no site da Agencia Espacial Brasileira (AEB) informado que terminará amanhã (30/04) as inscrições para a seleção de mestrado e doutorado da pós-graduação em Geofísica Espacial do INPE.

Duda Falcão

Geofísica Espacial Tem Bolsas para Mestrado e Doutorado no INPE

MCT
20/04/2010


Termina amanhã (30) a inscrição para a seleção de mestrado e doutorado da pós-graduação em Geofísica Espacial do Instituto Nacional de Pesquisa Espacial (INPE), em São José dos Campos (SP).

Os candidatos farão um exame de física e matemática, marcado para 6 de maio, no INPE. A coordenação do curso analisa a possibilidade de realizar as provas escritas fora do estado de São Paulo. Os candidatos ao doutorado devem, além da prova escrita, proferir um seminário sobre um assunto de Geofísica Espacial (GES), escolhido por uma comissão indicada pelo conselho do Programa GES, da qual deve fazer parte o orientador em potencial do candidato.

Os aprovados devem ter data de colação de grau (para ingresso no mestrado) ou data de defesa de dissertação de mestrado (para ingresso no doutorado) igual ou anterior a 1º de junho próximo. Há disponibilidade de bolsas Capes e do Conselho de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), além da possibilidade de solicitação de bolsas para a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) juntamente com o orientador.

São as seguintes linhas de pesquisa oferecidas: Magnetosfera-Heliosfera – Maghel, Física da Ionosfera – Iono, Geomagnetismo e Indução Geoelétrica – Geoma, Física da Alta Atmosfera – Fisat, Luminescência Atmosférica – Lume, Eletricidade Atmosférica – Elat e Química e Física da Baixa e Média Atmosfera – QUIATM.

Mais informações no site ou pelo email: dallago@dge.inpe.br


Fonte: Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) via Site da AEB

Comentário: Mais um importante curso de formação para o Programa Espacial Brasileiro. Parabéns ao INPE pela iniciativa.

Comentários