Uma Baleia Azul no Espaço: SSC e a Sul-Coreana 'Perigee Aerospace' Fazem Parceria Para Lançar Satélites da 'Base de Esrange', na Suécia, a Partir de 2025

Prezados leitores e leitoras do BS!
 
Credito da imagem: Perigee

Pois então entusiastas do BS, enquanto na 'República das Bananas' seu presidente, sua piada espacial oficial e seus apoiadores oportunistas continuam seguindo o caminho do total desastre no setor espacial, no dia 12/06, a Swedish Space Corporantion (SSC) anunciou em seu portal ter assinado uma parceria histórica com a empresa de foguetes sulcoreana 'Perigee Aerospace' (notem que não é a INNOSPACE é uma outra empresa sul-coreana) para assim lançar satélites a partir do Centro Espacial Esrange, na Suécia.
 
De acordo com a nota informativa do portal da SSC, hoje, apenas cerca de dez países têm a capacidade de lançar satélites ao espaço. Quando a SSC inaugurou seu complexo de lançamento orbital no Centro Espacial Esrange em 2023, a Suécia se tornou membro deste grupo exclusivo. O lançamento inaugural em Esrange está mais próximo do que nunca, e uma nova parceria histórica com o fabricante sul-coreano de foguetes Perigee Aerospace é um componente chave.
 
A ambição de lançar satélites a partir do Centro Espacial Esrange tem estado presente desde a fundação da base, e hoje, 60 anos depois, esse sonho de lançamentos orbitais a partir do continente europeu está próximo da realidade. Desde 2014, a SSC tem trabalhado na organização, infraestrutura e estratégia para criar um programa sueco de lançamento orbital. Como resultado, o Spaceport de Esrange foi inaugurado no ano passado para hospedar lançamentos de satélites.
 
"Parece um pouco que estamos fechando o círculo. Desde a construção de Esrange nos anos 60 até a introdução de serviços de comunicação via satélite nos anos 80, além do projeto e fabricação de satélites nos anos 80 e 90, agora vamos lançá-los a partir da Suécia. Desde o início deste projeto, tivemos uma visão clara, mas os resultados superaram em muito nossa imaginação e agora realmente parece que isso é uma parte importante da história espacial global", diz Philip Påhlsson, Vice-Presidente de Estratégia e Gerente de Projeto do Novo Esrange, SSC.
 
Serviço de Lançamento Orbital de Ponta
 
É justo dizer que este não é um projeto cotidiano. Desde a infraestrutura em si - plataformas de lançamento, edifícios, salas de armazenamento, escritórios, fornecimento de eletricidade e água - a equipe gerenciou milhares de transportes de cascalho, desenvolveu sistemas avançados de comunicação de foguetes, construiu novos centros de controle e procedimentos para uma variedade de tipos de missão e realizou centenas de simulações de voo para garantir lançamentos seguros, além de manter contato contínuo com governos, agências e futuros clientes.
 
"Lançar satélites em órbita não é uma tarefa fácil. Apenas cerca de dez países têm a capacidade de lançar satélites ao espaço. Este é um grande feito para a SSC, mas também para a Suécia como nação espacial, embora nossas ambições cresçam a cada dia. O próximo passo lógico seria expandir as capacidades da instalação para se tornar um provedor completo de serviços de lançamento", diz Ludvig Sjöberg, Engenheiro-Chefe de Lançamento Orbital e Teste de Foguetes, SSC.
 
Imagem da localização geográfica do Centro Espacial da Suécia em Esrange (67.85 N, 20.30 E). (Fonte: Google Maps)

O aguardado primeiro lançamento de satélite de Esrange está agendado para 2025, possibilitado pela primeira parceria de foguetes da SSC com a Perigee Aerospace Inc., uma empresa privada desenvolvedora e fabricante de veículos de lançamento orbital e suborbital. Perigee tornará seu micro lançador Blue Whale 1 um parceiro oficial para lançamentos a partir da plataforma de lançamento menor (LC-3A) nas novas instalações de lançamento.
 
"A SSC tem uma herança impressionante de lançamentos e a nova infraestrutura de lançamento orbital em Esrange garantiu seu futuro. Nós trazemos o Blue Whale 1, que em breve estará pronto para missões orbitais. Junto com a SSC, estamos determinados a criar um serviço de lançamento orbital de ponta. Após um lançamento orbital bem-sucedido na Coreia do Sul ainda este ano, nos sentiremos em casa em Esrange. Estamos ansiosos para começar esta jornada histórica na Europa", diz Yoon Shin, CEO e Fundador da Perigee.
 
Uma Baleia Azul no Espaço
 
Crédito da imagem: Perigee
O foguete Blue Whale 1.
 
O Blue Whale 1 (BW1) é um veículo de lançamento orbital de dois estágios com capacidade para colocar até 200 kg em uma Órbita Síncrona ao Sol de 500 km. Juntos, SSC e Perigee compartilharão o espaço de carga útil a bordo do Blue Whale 1 para acomodar as bases de clientes de ambas as empresas - coletivamente sob um único serviço. Reforçado pela rede global de estações terrestres SSC Connect, Esrange também atuará como um nó para complementar esta oferta de lançamento com serviços de estação terrestre de satélite.
 
"Este foguete já foi projetado para ser reutilizável, mas para isso, o local de pouso a jusante precisa ser preparado também. Por enquanto, o foco é fornecer a capacidade de inserção orbital do veículo, mas o objetivo é que o foguete seja totalmente reutilizável no futuro", diz Yoon Shin.
 
Além disso, o foguete possui um motor eficiente que é único, e quase todas as partes do foguete são fabricadas internamente pela Perigee. O combustível consiste em metano e oxigênio líquido, que é uma das opções de combustível mais amigáveis ao meio ambiente e significa que o foguete BW1 emite muito menos poluentes de carbono na atmosfera. Isso também permite um melhor desempenho do motor e maior reutilização. No futuro, o objetivo é também incorporar biometano, que é ainda melhor para o meio ambiente.
 
"O próximo passo é adaptar o local de lançamento para o foguete BW1 e instalar o sistema da Perigee em Esrange, além de preparar os centros operacionais na base onde o foguete será controlado. O estágio superior do foguete está concluído, e atualmente o desenvolvimento e a produção do estágio principal estão em processo", diz Yoon Shin.
 
Uma Combinação Perfeita - Com Possibilidades Infinitas
 
Para a Europa, a instalação de lançamento orbital em Esrange é um ativo muito aguardado. A conveniência da conectividade diária, assim como insights importantes sobre as mudanças em nosso planeta, significa que mais satélites serão necessários no futuro. Enquanto isso, a nova capacidade de lançamento será de grande importância para a Europa e o Ocidente no atual clima geopolítico.
 
"A necessidade de mercado para este serviço é enorme. E é necessário agora, tanto pelos proprietários de satélites europeus quanto internacionais. O desenvolvimento do Perigee BW1 coincidiu perfeitamente com o estabelecimento do complexo de lançamento orbital em Esrange. Este micro lançador é um combinação ideal para nossa plataforma de lançamento orbital menor (LC-3A). Juntos, criaremos esta capacidade de serviço de lançamento para todo o mercado espacial", diz Philip Påhlsson, Vice-Presidente de Estratégia e Gerente de Projeto do Novo Esrange, SSC.
 
"A SSC e a Perigee são uma combinação perfeita. Elas estão na vanguarda da tecnologia e são muito habilidosas no que fazem, o que é uma das razões pelas quais quisemos nos associar a elas. Mas o mais importante foi a cultura e a ótima colaboração entre a SSC e a Perigee. Trabalhamos juntos como uma equipe e podemos confiar um no outro, o que é importante em qualquer tipo de colaboração de longo prazo", diz Henrik Pettersson, Vice-Presidente de Desenvolvimento de Negócios, Ciência e Serviços de Lançamento, SSC.
 
Mais Por Vir
 
Enquanto o Blue Whale 1 ocupará a plataforma de lançamento menor (LC-3A) no complexo de lançamento orbital, as preparações continuam para os outros dois locais de lançamento da instalação. O programa europeu de foguetes reutilizáveis, chamado Themis, está programado para realizar testes de salto na plataforma LC-3B.
 
A instalação também está pronta para receber futuros parceiros europeus de foguetes que desejem lançar orbitalmente a partir de Esrange. Candidatos potenciais são os dois principais desenvolvedores de foguetes europeus que atualmente estão testando seus foguetes e motores nas instalações de testes de Esrange.
 
"A SSC tem uma longa tradição de fornecer acesso ao espaço, incluindo lançamentos de foguetes sonda, testes de foguetes e nossa rede de estações terrestres. Com esta rica experiência, combinada com novas capacidades para lançamento orbital mais o veículo de lançamento e equipe da Perigee, nos tornaremos um jogador importante no mercado europeu de lançamentos espaciais. A nova era apenas começou, fique atento para mais desenvolvimentos ao longo do caminho", conclui Henrik Pettersson.
 
Fonte: SCC/Perigee
Vídeo divulgado deste projeto.

Brazilian Space
 
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários

  1. O território de piratas perdeu o "foguete" da oportunidade, e vamos pagar caro por isso.

    ResponderExcluir
  2. República Federativa do Brasil

    Líder de uma nação, como a Suécia! Possui conhecimento estratégico, capital, administração pública, transparência, segurança, saúde, educação e um plano de nação. Diferente de um "Chefe" de Estado - que tem "ideologia de imoralidade", modelo de "ditadura" e "narcocapitalismo". Tem o prazer de desviar o dinheiro público e, depois, fazer um marketing da mentira, dizendo que é honesto ou inocente.

    Até quando a população brasileira irá aceitar o cenário real da (AEB)!!! Chega de gastarem o dinheiro em viagens e diárias. PAREM, vocês não produzem nada benéfico para a SOCIEDADE BRASILEIRA.

    VERGONHA e + VERGONHA, é "AEB".

    ResponderExcluir

Postar um comentário