O 'Centro de Lançamento Aeroespacial Comercial Internacional de Hainan', na China, Teve Sua Construção Completada Após Quase Dois Anos de Trabalho

Prezados leitores e leitoras do BS!
 
Imagem: Space Daily
Ilustrativo.
 
Ontem (12/06), o portal 'Space Daily' divulgou que o 'Centro de Lançamento Aeroespacial Comercial Internacional de Hainan' foi finalizado em Wenchang, na província de Hainan, após quase dois anos de construção, conforme foi comunicado à imprensa pelo centro.
 
De acordo com o portal, a segunda torre de serviço de lançamento do centro foi concluída na quinta-feira, e os engenheiros já começaram a prepará-la para sua primeira missão - o lançamento inaugural do foguete Longa Marcha 12.
 
A construção da torre No 2 começou em outubro de 2022. Ela pode atender a mais de 10 tipos de foguetes lançadores de propelente líquido, incluindo os da série Longa Marcha e modelos desenvolvidos por empresas privadas, de acordo com o centro.
 
A torre de serviço No 1 foi concluída no final de dezembro e é especificamente designada para servir aos foguetes lançadores Longa Marcha 8.
 
O centro é uma joint venture entre o governo provincial de Hainan e três conglomerados espaciais estatais - Corporação de Ciência e Tecnologia Aeroespacial da China, Corporação de Indústria Aeroespacial da China e Grupo de Rede de Satélites da China. A construção, que começou em julho de 2022, foi realizada pelo Grupo de Construção Aeroespacial da China.
 
Uma vez operacional, o complexo se tornará o quinto local de lançamento terrestre na China e o primeiro dedicado a missões espaciais comerciais, geralmente financiadas por entidades comerciais, em vez de programas financiados pelo governo.
 
O Centro de Lançamento Espacial de Wenchang, o outro local de lançamento em Hainan, é administrado pelo governo central e serve principalmente a programas estatais, como explorações lunares e voos espaciais tripulados, semelhantes aos três outros centros em Jiuquan, Taiyuan e Xichang.
 
Desenvolvido pela Academia de Tecnologia de Voos Espaciais de Xangai, uma subsidiária da Corporação de Ciência e Tecnologia Aeroespacial da China, o Longa Marcha 12 será o modelo mais recente na família Longa Marcha e o primeiro foguete chinês com um diâmetro de 3,8 metros - mais amplo que o diâmetro de 3,35 metros da maioria dos foguetes chineses. Ele terá duas fases com uma altura combinada de mais de 60 metros.
 
Impulsionado por seis motores a combustível líquido de oxigênio e querosene, o modelo será capaz de transportar espaçonaves com um peso combinado de pelo menos 10 toneladas métricas para uma órbita terrestre baixa ou seis toneladas de satélites para uma órbita síncrona com o Sol a uma altitude de 700 quilômetros, de acordo com os designers.
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários