Uma 'Comitiva Turca' Esteve Visitando o IAE Visando Parceria em Desenvolvimento de Projetos Conjuntos
Prezados leitores e leitoras do BS!
Pois então entusiastas do BS, a notícia que trago agora pode não ser novidade para alguns, já que foi publicada no site do sucateado 'Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE)' em 10 de junho último, porém, revela-se curiosamente significativa.
Fotos: IAE, por Tec. Ângelo
De acordo com a nota do site, no dia 22 de maio de 2024, o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) recebeu a visita de uma Comitiva da Turquia composta por 8 pessoas.
Os membros da comitiva Turca foram recepcionados pelo Diretor do IAE, Brigadeiro do Ar Frederico Casarino, que apresentou as principais capacidades e projetos do Instituto e destacou que o IAE tem uma longa tradição de parcerias com empresas e instituições, nacionais e internacionais, visando projetos que sejam de interesse mútuo.
“O IAE pauta-se, em suas parcerias, pela transparência nas relações e pela honestidade de propósitos, buscando objetivos e realizações que sejam benéficas para ambas as partes. Com a Turquia, o IAE acredita que exista uma vasta gama de iniciativas e projetos aeroespaciais e de defesa que poderiam ser desenvolvidos de forma conjunta, com benefícios mútuos”, enfatizou o Brigadeiro Casarino.
Em seguida, foi apresentada uma palestra relativa a projetos e realizações da empresa Turca ROKETSAN, com foco na área de espaço.
No período da tarde, o grupo conheceu, in loco, alguns projetos estratégicos do IAE, criando oportunidades de discussão de assuntos técnicos e levantamento de possibilidades de cooperação mútua entre os dois países.
Para o Senhor Hacı Ömer KARAKUZU, Diretor de Sistemas Estratégicos e Sistemas Espaciais da empresa governamental turca, conhecer o DCTA, principalmente o trabalhado desenvolvido pelo IAE no setor aeroespacial foi de grande valia e de uma experiência enriquecedora para o aumento da cultura do setor aeroespacial brasileiro.
“A Turquia, assim como o Brasil, é um país comprometido com a paz e defesa de seu território nacional e busca obter a capacidade autônoma de desenvolver, lançar e operar veículos lançadores de satélites, utilizando somente tecnologia turca. Nesse sentido, a Turquia já obteve avanços significativos em diversas tecnologias críticas de sistemas espaciais e vê com grande interesse uma possível parceria estratégica com o Brasil, que beneficiasse ambos os países”, disse o Senhor Hacı Ömer.
Brazilian Space
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!
Comentários
Postar um comentário