A SAST Chinesa Realizou Um Teste de Foguete Reutilizável

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Crédito: CASC
Um artigo de teste da SAST durante um teste de foguete reutilizável VTVL, em 23 de junho de 2024.
 
No dia de ontem, 24/06, o portal SpaceNews, relatou que a 'Shanghai Academy of Spaceflight Technology (SAST), membra da 'Corporação de Ciência e Tecnologia Aeroespacial da China (CASC)', realizou o teste de lançamento e pouso em maior altitude da China até agora, enquanto o país busca capacidades de foguetes reutilizáveis.
 
De acordo com a nota do portal, um artigo de teste com diâmetro de 3,8 metros, impulsionado por três motores de metano e oxigênio líquido, decolou do Deserto de Gobi em 23 de junho, segundo anunciou a SAST.
 
O estágio de teste alcançou uma altitude de cerca de 12 quilômetros antes de pousar com sucesso em uma área de pouso próxima. Pernas de pouso foram implantadas a 50 metros acima do solo. O artigo de teste não utilizou aletas móveis e disparou seu motor central durante todo o voo.
 
A SAST é uma importante divisão da principal contratante espacial do país, a China Aerospace Science and Technology Corporation (CASC). A SAST seguirá com um teste de nível de 70 quilômetros utilizando aletas de grade. O teste posterior está projetado para cobrir o perfil de voo do primeiro estágio do foguete. Um primeiro voo orbital está planejado para 2025.
 
De acordo com relatos anteriores, o foguete seria capaz de lançar até 6.500 kg de carga útil para uma órbita síncrona ao sol (SSO) de 700 quilômetros.
 
 
O teste ocorreu um dia após um estágio mais antigo e descartável do foguete Long March 2C, com propulsores hipergólicos, cair sobre uma área habitada. Esse é um aspecto dos lançamentos do centro espacial interior de Xichang.
 
A SAST afirmou planos para desenvolver lançadores reutilizáveis ​​de metano-lítio em 2022. Estes incluem uma versão maior de 7,0 metros de diâmetro capaz de lançar mais de 20.000 kg para uma SSO de 700 km.
 
É importante notar que a SAST declarou que planeja utilizar motores desenvolvidos pela fabricante comercial de motores Jiuzhou Yunjian (JZYJ). Não foi especificado quais motores foram utilizados, embora lançamentos anteriores pela JZYJ sugiram que ela forneceu motores para um teste anterior, de outra forma não divulgado, da SAST VTVL. Enquanto isso, a CASC está desenvolvendo o motor YF-209 de metano-lítio, declarado para o mercado comercial.
 
A China Persegue a Reutilização
 
Enquanto isso, uma série de empresas comerciais chinesas estão desenvolvendo seus próprios foguetes reutilizáveis. Testes de decolagem vertical e pouso vertical (VTVL) seguirão nos próximos meses. Isso inclui testes de maior altitude dos foguetes Zhuque-3 da Landspace e Nebula-1 da Deep Blue Aerospace. O último lançamento é esperado ser a primeira tentativa orbital de lançamento e pouso da China ainda este ano.
 
O primeiro foguete Tianlong-3 da Space Pioneer também é esperado voar nos próximos meses. O primeiro estágio está planejado para ser recuperado no futuro.
 
A série de novos foguetes reutilizáveis chineses competirá para lançar satélites para planos de megaconstelações nacionais e público-privadas. A nova capacidade de lançamento é necessária para construir as constelações de acordo com planos e prazos.
 
A CALT, outra entidade importante da CASC na fabricação de foguetes, está construindo um foguete reutilizável para voos espaciais tripulados. O primeiro voo de teste do Long March 10 está atualmente previsto para 2026. A CALT realizou um teste limitado de ignição estática no início deste mês.
 
A CASC também está desenvolvendo um avião espacial reutilizável de dois estágios para órbita e um lançador super pesado reutilizável Long March 9. O Long March 9 construirá infraestrutura espacial importante, incluindo a Estação Internacional de Pesquisa Lunar (ILRS) liderada pela China.
 
O progresso da China em tecnologia de foguetes reutilizáveis ​​e capacidade de lançamento geral são indicativos das crescentes capacidades e ambições espaciais do país. Isso também abre caminho para missões espaciais mais econômicas e sustentáveis.
 

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