Preocupante: Brasil e Coreia do Norte Poderão Se Aliar em Breve no Setor Espacial

Prezados leitores e leitoras do BS!
 
© Fornecido por Correio do Brasil
A Coreia do Norte pode ser uma aliada do Brasil no programa espacial.
 
Caros entusiastas da BS, infelizmente venho trazer uma notícia que evidencia mais uma vez o desastroso rumo pelo qual o Brasil está seguindo, incluindo o setor espacial. No dia de ontem (20/06), o site 'Correio do Brasil (CdB)' reportou que há planos para uma potencial aliança entre Brasil e Coreia do Norte no campo espacial.
 
Segundo o site, as relações diplomáticas entre Brasil e Coreia do Norte foram estabelecidas em 2001, durante o governo de Fernando Henrique Cardoso. A embaixada brasileira em Pyongyang, no entanto, só foi inaugurada em 2005, já no primeiro mandato de Lula.
 
Além da Rússia, que está expandindo suas relações com a Coreia do Norte neste novo contexto geopolítico, o Brasil também busca se aproximar do regime comunista de Pyongyang. Após anos de estagnação, o Brasil está retomando suas relações com a Coreia do Norte, visando obter tecnologia, conforme revelado por um analista internacional à agência russa de notícias Sputnik Brasil na última quinta-feira.
 
Recentemente, Rússia e Coreia do Norte assinaram um Tratado de Parceria Estratégica Abrangente, marcando um momento significativo para a inserção internacional de Pyongyang. O gradual fim do isolamento diplomático da Coreia do Norte também está sendo observado pelo Brasil, que busca fortalecer laços bilaterais.
 
Segundo o presidente russo Vladimir Putin, o novo acordo com a Coreia do Norte inclui assistência militar mútua em caso de agressão externa. Para o líder norte-coreano Kim Jong-un, este compromisso proporciona uma base jurídica para elevar as relações russo-coreanas a um novo patamar.
 
"A relação entre nossos países está trilhando um caminho promissor e próspero para o progresso mútuo e o aumento do bem-estar de nossos povos através de cooperação ativa em várias áreas, incluindo política, economia, cultura e assuntos militares. Os tempos mudaram. O status da República Popular Democrática da Coreia e da Federação da Rússia na geopolítica mundial também mudou", declarou Kim Jong-un.
 
Fonte: (BBC News Brasil)
Vídeo relacionado: Rússia e Coreia do Norte: 3 fatores que explicam visita de Putin a Kim Jong-un.
 
Focando na diplomacia, o governo brasileiro parece estar atento às mudanças mencionadas por Kim Jong-un. Após anos de relações estagnadas com a Coreia do Norte, o Itamaraty está tomando medidas cruciais para reatar os laços.
 
"Podemos observar nas últimas semanas uma mudança significativa na relação entre o Brasil e a Coreia do Norte. O Brasil acaba de nomear um novo embaixador para trabalhar em Pyongyang, após anos em que a embaixada brasileira operava com apenas um funcionário", afirmou Lucas Rubio, presidente do Centro de Estudos da Política Songun do Brasil, à Sputnik Brasil.
 
Desde o final do governo Dilma, as relações entre Brasil e Coreia do Norte atravessaram um período de congelamento, com significativa redução nas relações comerciais e políticas. Portanto, o funcionamento pleno da embaixada agora é motivo de comemoração para Rubio.
 
Embora a retomada das relações comerciais possa demandar alguns meses, o fluxo garantirá ao Brasil acesso a tecnologia norte-coreana, especialmente componentes para computadores e peças para maquinário industrial. Em troca, o Brasil continuará vendendo produtos agrícolas, como alimentos e grãos, especialmente da soja.
 
"O Brasil tem muito a ganhar com acesso à tecnologia norte-coreana, inclusive no setor espacial. A Coreia do Norte possui expertise em lançamento de satélites, foguetes e veículos lançadores. O Brasil já tentou desenvolver essa área, mas enfrentou um fim trágico com o acidente em Alcântara", adicionou Rubio.
 
Para alcançar sucesso em seu programa espacial, a Coreia do Norte investiu na formação de especialistas qualificados, o que representa outra potencial área de cooperação com o Brasil, resumiu o presidente do Centro de Estudos da Política Songun do Brasil.
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários

  1. Que isso, República Federativa do Brasil?

    Uma parceria, infrutífera para o Brasil.

    Não, tem a capacidade de desenvolver o Próprio Programa Espacial Brasileiro (PEB), agora pretende fazer um acordo de cooperação com a Coreia do Norte?

    Só, pode está de Brincadeira, né!!!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário