O 'Luxembourg Institute of Science and Technology (LIST)' Lançará em 2026 Um Nanossatélite Para Demonstrar a Colheita de Energia no Espaço
Prezados leitores e leitoras do BS!
Imagem: Space Daily
No dia 18/06, o portal 'Space Daily' informou que o "Luxembourg Institute of Science and Technology (LIST)" lançará em 2026 o seu projeto de CubeSat, o LIST-SAT-01, marcando assim a primeira iniciativa luxemburguesa de nanossatélite com um experimento científico interno. Este projeto tem como objetivo testar e avançar tecnologias desenvolvidas pelo LIST, aumentando seu Nível de Prontidão Tecnológica (TRL) e alcançando um histórico de voo para as tecnologias embarcadas.
De acordo com a nota do portal, no centro do projeto CubeSat está um nanossatélite com peso de 1,2 quilogramas, apresentando um colhedor de energia térmica com materiais piroelétricos desenvolvidos pelo LIST. Esta tecnologia recentemente recebeu uma Bolsa Avançada do Conselho Europeu de Pesquisa (ERC).
"Os objetivos científicos do projeto CubeSat giram em torno da demonstração da tecnologia de um sistema de colheita de energia", disse Olivier Bouton, gerente do projeto. "O satélite irá colher energia a partir de ciclos de temperatura induzidos pela sua órbita." À medida que o satélite orbita a Terra, sua orientação varia, causando flutuações de temperatura que serão utilizadas para colher energia.
O CubeSat incluirá três tecnologias desenvolvidas pelo LIST:
* Colhedor de Energia Piroelétrico: Produz energia elétrica a partir da modulação de calor no espaço.
* Revestimento Super Preto: Absorve e emite radiação térmica de maneira eficiente.
* Sensores Impressos por Jato de Tinta: Medidores térmicos para monitorar o experimento da carga útil no espaço.
O projeto visa demonstrar o desempenho dessas três tecnologias operando em conjunto. O corpo negro absorve a radiação solar de forma eficiente, aquecendo-se durante a exposição ao sol e emitindo calor durante eclipses, aumentando a captura geral de energia. Este sistema visa complementar os painéis fotovoltaicos tradicionais e mitigar a sensibilidade à degradação induzida por radiação e aos impactos balísticos de detritos orbitais.
Colaboração em Pesquisa
O projeto CubeSat é uma colaboração entre quatro parceiros, com o LIST como coordenador e o CSUM (University Space Center Montpellier, França) como principal contribuinte. O projeto também envolve clubes de radioamadores F8KGY ARRT (Thionville, França) e ADRAD Kayldall LX9AK (Rumelange, Luxemburgo) para radiocomunicação entre o CubeSat e a estação terrestre.
O CSUM possui expertise em projetar, desenvolver, testar e operar nanossatélites. O satélite será baseado em sua plataforma qualificada para o espaço.
O lançamento do CubeSat está agendado para janeiro de 2026, com o projeto iniciado em setembro de 2023. O cronograma inclui definição e especificação do sistema em 2023-2024, produção e depuração em 2024-2025, testes de qualificação no final de 2025 e operação no espaço após o lançamento no início de 2026, com duração de pelo menos um ano.
"Este projeto reúne a expertise e habilidades complementares de diferentes equipes dentro do departamento de Materiais (MRT) do LIST", disse Jerome Polesel, Gerente de Tecnologia e Inovação no LIST. "É a primeira vez que tal tecnologia de colheita de energia será implementada em um satélite, visando sinergizar nossos diferentes know-hows.
Este projeto emblemático é realmente uma grande fonte de motivação para nossa equipe técnica." O projeto CubeSat também visa criar oportunidades para o desenvolvimento adicional de tecnologia de carga útil e pavimentar o caminho para futuras missões de demonstração de outras tecnologias do LIST. "Como um dos primeiros nanossatélites científicos luxemburgueses, a iniciativa se alinha perfeitamente com o objetivo das iniciativas estratégicas do departamento de materiais de 'demonstrações emblemáticas', que se concentra em demonstrações de escala real altamente ambiciosas de produtos finais avançados", acrescentou Jerome Polesel.
Brazilian Space
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!
Comentários
Postar um comentário