Space Machines e NewSpace India Vão lançar Conjuntamente a 'Espaçonave Optimus'
Prezados leitores e leitoras do BS!
Imagem: Space Daily
No dia de ontem (27/06) o portal 'Space Daily' anunciou que a empresa 'Space Machines', uma firma australiana-indiana de serviços espaciais, assinou um significativo Acordo de Serviços de Lançamento com a 'NewSpace India Limited (NSIL)', uma entidade governamental vinculada ao Departamento de Espaço e braço comercial da Organização Indiana de Pesquisa Espacial (ISRO).
De acordo com a nota do portal, essa colaboração facilitará o lançamento da segunda Espaçonave Optimus da Space Machines, pesando 450 kg, a maior espaçonave projetada e construída na Austrália até o momento. O lançamento, agendado para 2026 no Veículo de Lançamento de Satélites Pequenos (SSLV) da NSIL, será um momento crucial para ambas as nações na colaboração espacial.
Nomeada Space MAITRI (Missão para Tecnologia, Pesquisa e Inovação Austrália-Índia), esta missão representa um marco na parceria estratégica entre Austrália e Índia, fomentando laços mais estreitos entre organizações espaciais comerciais, institucionais e governamentais de ambos os países. Ao abordar o gerenciamento de detritos e sustentabilidade, a missão está alinhada com os valores centrais de ambas as nações, promovendo operações espaciais responsáveis e mitigando a ameaça de detritos espaciais.
Na Índia Space Congress 2024 em Delhi, Rajat Kulshrestha, CEO e Co-Fundador da Space Machines, e Radhakrishnan Durairaj, Presidente e Diretor Executivo da NSIL, anunciaram formalmente o acordo.
"Esta colaboração com a Space Machines exemplifica o espírito de cooperação internacional no espaço e destaca a parceria estratégica entre Austrália e Índia", disse o Sr. Radhakrishnan Durairaj, Presidente e Diretor Executivo da NSIL. "Como provedor de serviços de lançamento para a espaçonave Optimus, estamos não apenas promovendo o crescimento de nossas respectivas indústrias espaciais, mas também contribuindo para a exploração sustentável e utilização do espaço."
Em abril de 2024, a Space Machines anunciou que o projeto Space MAITRI recebeu uma subvenção de US$ 8,5 milhões do Governo Australiano através do programa Projetos de Investimento Espacial Internacional Índia (ISI India Projects) da Agência Espacial Australiana.
"A missão Space MAITRI e nossa colaboração com a NewSpace India Limited representam um avanço significativo para a indústria espacial da Austrália. Ao combinar nossas capacidades inovadoras de espaçonaves com a expertise comprovada de lançamento da Índia, estamos não apenas fortalecendo os laços entre os setores espaciais de nossas nações, mas também demonstrando nosso compromisso compartilhado com operações espaciais sustentáveis", disse Rajat Kulshrestha, CEO e Co-Fundador da Space Machines.
A missão Space MAITRI envolve várias empresas parceiras australianas e indianas colaborando com a Space Machines, incluindo Digantara, Ananth Technologies, Universidade de Adelaide, Universidade de Sydney, Universidade de Tecnologia de Sydney, LeoLabs, Advanced Navigation e Instituto Australiano de Política Estratégica (ASPI).
"É ótimo ver este acordo histórico de lançamento assinado hoje entre Space Machines e NewSpace India Limited. A Austrália e a Índia são parceiros estratégicos e naturais importantes no setor espacial; uma indústria inerentemente global", disse Philip Green OAM, Alto Comissário Australiano na Índia.
"Compartilhamos a compreensão da importância do espaço para apoiar o progresso aqui na Terra, e as empresas australianas estão bem preparadas para apoiar projetos conjuntos com a Índia para produtos e serviços espaciais críticos. Desde a localização geográfica da Austrália e suas tecnologias líderes mundiais até nossa P&D, capital humano e talento, a Austrália tem muito a oferecer quando se trata de espaço."
O chefe da Agência Espacial Australiana, Enrico Palermo, disse que o acordo é um passo importante para aprimorar o patrimônio espacial da Austrália e fortalecer o relacionamento com a Índia.
"Este acordo formal e a missão aproveitarão as capacidades e pontos fortes únicos de nossos países para tornar as atividades espaciais mais sustentáveis."
"Assim como a Índia, o setor espacial comercial da Austrália está crescendo rapidamente, e estamos produzindo tecnologias espaciais inovadoras que beneficiam a vida na Terra. A missão inspirará futuros exploradores e promoverá ainda mais a cooperação internacional neste domínio crítico", disse o Sr. Palermo.
A missão sublinha o compromisso inabalável da Space Machines com a promoção de operações espaciais sustentáveis. Com a rápida proliferação de satélites lançados por várias entidades, a crescente nuvem de detritos espaciais representa uma ameaça para empreendimentos espaciais futuros e a segurança dos astronautas. Através desta colaboração, Space Machines, NSIL e parceiros da missão desenvolverão soluções para mitigar detritos espaciais, aumentar a conscientização global e revolucionar os serviços in-space, garantindo a sustentabilidade de longo prazo do espaço.
Brazilian Space
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!
Comentários
Postar um comentário