O Foguete Ariane 6, Que Está Muito Atrasado, Finalmente Foi Programado Para Lançamento no Dia 9 de julho
Prezados leitores e leitoras do BS!
Fonte: Space Daily
Ontem (05/06), o portal Space Daily divulgou que, conforme comunicado da Agência Espacial Europeia (ESA), o foguete de próxima geração Ariane 6, um projeto crucial para as ambições espaciais da Europa, está programado para decolar em 9 de julho, após anos de atrasos.
De acordo com a nota do portal, o lançamento ocorrerá do porto espacial europeu em Kourou, na Guiana Francesa, que faz fronteira com o Brasil.
O voo inaugural do Ariane 6 estava originalmente planejado para 2020, mas a pandemia de Covid-19 e problemas técnicos repetidos mantiveram o foguete no solo, privando a Europa de um meio independente de enviar missões pesadas ao espaço.
Em 2022, outro revés ocorreu quando o primeiro voo comercial do lançador mais leve, o Vega-C, falhou.
"Estamos saindo da crise dos lançadores e voltando ao jogo", afirmou o chefe da ESA, Josef Aschbacher, em entrevista por telefone à AFP, durante o show aéreo de Berlim.
O chanceler alemão Olaf Scholz expressou sua satisfação ao dizer que a Europa poderá testemunhar "um grande momento na aeronáutica" após "10 anos de árduo trabalho preparatório".
O antecessor do Ariane 6, o Ariane 5, decolou pela última vez em julho de 2023, após 27 anos de lançamentos.
"Estou feliz em anunciar que a primeira tentativa de lançamento será em 9 de julho", disse Aschbacher no show aéreo.
O núcleo central do foguete foi movido para a plataforma de lançamento em abril, em preparação para o lançamento.
Philippe Baptiste, chefe da agência espacial francesa CNES, disse à AFP: "O programa foi atrasado, todos sofremos com isso, mas este é o retorno da Europa ao acesso ao espaço e estamos confiantes na data."
A Europa está tentando acompanhar a crescente competição no mercado de foguetes, mas o design descartável do Ariane 6 contrasta fortemente com os veículos reutilizáveis da SpaceX, de Elon Musk.
Aschbacher afirmou que o Ariane 6 pertence à mesma classe de foguetes pesados que o Falcon 9 da SpaceX, embora tenha reconhecido a diferença fundamental entre os dois veículos.
"A reutilização é algo em que precisamos trabalhar; será para a próxima geração", disse Aschbacher à AFP.
O estágio superior do Ariane 6 é equipado com um motor que pode ser reiniciado, permitindo a entrega de vários satélites em diferentes órbitas durante o mesmo voo.
O lançamento "abrirá caminho para operações comerciais e um aumento significativo nos próximos dois anos", disse Martin Sion, CEO da ArianeGroup, principal contratante do foguete.
"O Ariane 6 é um lançador poderoso, versátil e escalável que garantirá o acesso autônomo da Europa ao espaço", afirmou Martin.
O foguete já possui uma carteira de pedidos com 30 missões, informou Stephane Israel, CEO da fornecedora de serviços de lançamento Arianespace.
"Estamos nos preparando para realizar o segundo lançamento do Ariane 6 até o final do ano, seguido por um aumento constante para cerca de 10 lançamentos por ano, uma vez que atingirmos a velocidade de cruzeiro", disse ele.
Brazilian Space
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!
Comentários
Postar um comentário