A Joint Venture 'Starlab Space' Adiciona a 'Palantir Technologies' Como Parceira Estratégica no Esforço Para o Desenvolviemento da Estação Espacial Comercial STARLAB

Prezados leitores e leitoras do BS!
 
Credito: Starlab Space
A estação espacial comercial Starlab será lançada em um único voo da nave Starship da SpaceX. Será mesmo?
 
Voltando agora para a divulgação de atividades espaciais sérias: no dia de ontem (20/06), o portal SpaceNews informou que a joint venture 'Starlab Space', composta pela 'Voyager Space' e pela 'Airbus Space', integrou a 'Palantir Technologies' como parceira estratégica em um esforço conjunto para desenvolver a sua estação espacial comercial.
 
Segundo o portal, a Starlab Space adicionou a Palantir Technologies como parceira estratégica visando aproveitar suas capacidades em inteligência artificial para apoiar as operações da estação espacial.
 
O acordo foi anunciado em 20 de junho, sem divulgação de detalhes financeiros. A parceria é descrita pela Starlab como um "acordo estratégico de equipe", semelhante ao estabelecido em outubro de 2023 com a Northrop Grumman.
 
Conforme o acordo, as empresas utilizarão o software da Palantir para desenvolver um modelo digital da estação Starlab, conhecido como gêmeo digital. Esse modelo será utilizado para otimizar as operações da estação, identificar potenciais problemas e realizar manutenções preventivas.
 
Tim Kopra, CEO da Starlab Space, comentou: "As tecnologias avançadas de IA da Palantir revolucionarão a gestão e operação de estações espaciais. A expertise da Palantir em análise de dados e modelagem preditiva impulsionará a inovação e eficiência em nosso empreendimento conjunto."
 
Até então, a Palantir não havia focado no espaço comercial, mas já trabalhou no setor de segurança nacional espacial, incluindo contratos com a Força Espacial dos EUA, como o projeto Warp Core, que recebeu um contrato de $110.3 milhões há um ano.
 
Alex Karp, CEO da Palantir, expressou entusiasmo pela parceria com a Starlab, afirmando: "Estamos ansiosos para ampliar nossa vantagem competitiva ao fornecer inteligência decisiva e em tempo real, tanto na Terra quanto no espaço."
 
A Starlab Space, anunciada pela Voyager Space e Airbus Defence and Space em agosto de 2023, recebeu investimentos da Mitsubishi em abril e da MDA Space em maio. Além das parcerias com Northrop Grumman e Palantir, a Starlab possui uma colaboração em "design e experiência" com a Hilton Hotels.
 
Dylan Taylor, presidente e CEO da Voyager Space, declarou: "Estamos unindo as melhores corporações aeroespaciais globais e agora, com a Palantir, líderes em tecnologia avançada que transformarão a eficiência, sustentabilidade e segurança da exploração espacial humana."
 
O objetivo da Starlab Space é lançar uma estação espacial comercial até o final desta década, para servir à NASA, outras agências espaciais e clientes comerciais, como sucessora da Estação Espacial Internacional. Esta estação incluirá um único módulo grande de habitação e laboratório, sendo projetada para ser lançada no veículo Starship da SpaceX.
 
A Starlab Space faz parte das três empresas, junto com Axiom Space e Blue Origin, financiadas pela NASA para desenvolver estas estações. A Axiom, por exemplo, planeja instalar um módulo comercial na ISS. Outras empresas como Vast e Gravitics também estão explorando conceitos de estação espacial comercial.
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários

Postar um comentário