Problema Contínuo no 'Giroscópio' Força o 'Telescópio Espacial Hubble' à Interromper Suas Operações

Prezados leitores e leitoras do BS!
 
Fonte: Space Daily
O Telescópio Espacial Hubble.

No dia de ontem, 3 de junho, o portal 'Space Daily' informou que conforme anunciado pela NASA, o 'Telescópio Espacial Hubble' suspendeu novamente suas operações, entrando em modo de segurança devido a um problema contínuo no giroscópio que tem afetado a nave no último ano.
 
Segundo o portal, o telescópio ativou automaticamente o modo de segurança na terça-feira, e a NASA comunicou o ocorrido na sexta-feira. Os giroscópios são essenciais para medir as taxas de rotação do telescópio, fazendo parte do sistema que determina e controla a direção precisa para onde o telescópio aponta.
 
Esses giroscópios permitem movimentos de inclinação para cima e para baixo, rotação para a esquerda e para a direita, ou giro ao longo de um eixo. No entanto, um dos três giroscópios do Hubble tem apresentado leituras defeituosas recentemente.
 
A NASA prometeu fornecer mais informações ainda esta semana.
 
Em abril, o Hubble já havia pausado as operações após entrar em modo de segurança, e em dezembro do ano passado, o telescópio também foi colocado em modo de segurança para resolver problemas relacionados ao sistema de direção.
 
Em 2009, durante a quinta e última missão de manutenção do ônibus espacial, foram instalados seis novos giroscópios no Hubble, dos quais três ainda estão operacionais.
 
Apesar dessas preocupações contínuas, o Hubble continuará a fazer descobertas ao longo desta década, colaborando com outros observatórios, como o Telescópio Espacial James Webb, para o benefício da humanidade, conforme a NASA.
 
Lançado em 1990 pelo ônibus espacial Discovery, o Hubble orbita a cerca de 5 milhas por segundo, a aproximadamente 340 milhas acima da Terra, utilizando energia solar. Ele tem o comprimento de um grande ônibus escolar e pesa tanto quanto dois elefantes adultos, segundo a NASA.
 
O Hubble obtém uma visão mais clara do que os telescópios na Terra por estar acima da atmosfera do planeta, livre de poeira.
 
Ele é capaz de capturar a luz de objetos a bilhões de anos-luz de distância, tendo feito isso com um objeto a 5,88 trilhões de milhas da Terra, que aparece como um ponto de alguns pixels de altura na câmera do giroscópio.
 
"O sistema de apontamento e controle do Hubble é tão preciso que é equivalente a manter um laser apontado para uma moeda a 200 milhas de distância durante o tempo necessário para tirar uma foto - até 24 horas", diz a NASA em seu site. "Qualquer movimento além desse nível de precisão resultaria em uma imagem borrada ou tiraria o Hubble do alvo."
 
O Telescópio Espacial Hubble é um projeto de cooperação internacional entre a NASA e a Agência Espacial Europeia, nomeado em homenagem ao astrônomo americano Edwin P. Hubble, que fez importantes descobertas no início dos anos 1900.
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários

Postar um comentário