O Estação Espacial Gateway' da NASA Se Aproxima do Seu Lançamento, Após a Conclusão da Soldagem Recentemente do Módulo HALO em Turim, na Itália

Prezados leitores e leitoras do BS!
 
Imagem: Space Daily
Ilustrativo.
 
No dia 10 de junho, a página Moon Daily do portal Space Daily anunciou que a Estação Espacial Gateway da NASA está se aproximando do lançamento, após a conclusão da soldagem recente do Módulo HALO em Turim, na Itália, informou a agência na segunda-feira (10).
 
Essa notícia entusiastas do BS,  nos traz uma nova esperança, principalmente após o avanço no desenvolvimento do Módulo Europeu Lunar I-Hab na semana passada (reveja aqui). Agora, com o progresso no Módulo HALO, há a perspectiva de que o Programa Artemis possa cumprir seu plano de lançar a 'Missão Artemis 3' em 2027, desde que a Blue Origin e Jeff Bezos entreguem o 'Blue Moon Lander' a tempo. Caso contrário, as coisas podem começar a se complicar para a NASA. O cronograma está bastante apertado, mas, na minha opinião, desde que não venha surgir uma alternativa milagrosa até lá, esta é a única esperança dos americanos não perderem a corrida para os chineses, que estão babando e ansiosos para alcançar a liderança.
 
Pois então, de acordo com a nota do portal, o 'Posto Avançado de Habitação e Logística' (HALO) é um dos quatro módulos nos quais os astronautas viverão, conduzirão experimentos científicos e se prepararão para missões na superfície lunar.
 
O lançamento da Gateway está programado para ocorrer no mais tardar em 2025. Em 2021, a NASA concedeu à SpaceX um contrato de US$ 331,8 milhões para lançar as duas primeiras partes do posto avançado usando o poderoso foguete Falcon Heavy da empresa, da Flórida para a lua.
 
A estação espacial seguirá uma órbita altamente elíptica, se aproximando cerca de 1.865 milhas da superfície lunar durante sua abordagem mais próxima, antes de viajar para uma distância de 43.500 milhas antes de retornar, de acordo com a Agência Espacial Europeia. Cada órbita completa deve durar cerca de uma semana.
 
Comparativamente, a Gateway tem cerca de um sexto do tamanho da Estação Espacial Internacional.
 
As equipes da Thales Alenia guiaram o HALO para uma nova localização nas instalações da empresa para testes de estresse, visando garantir a segurança do módulo. A Thales Alenia é uma joint venture entre a corporação tecnológica francesa Thales Group e o conglomerado de defesa italiano Leonardo.
 
O HALO será transportado em seguida para Gilbert, Arizona, onde a Northrop Grumman concluirá os toques finais antes do lançamento para a órbita lunar, juntamente com o Elemento de Energia e Propulsão da Gateway.
 
A Northrop Grumman recebeu um contrato de preço fixo de US$ 935 milhões da NASA em 2021 para este projeto.
 
Os parceiros do projeto incluem a Agência Espacial Canadense, a Agência Espacial Europeia, a Agência de Exploração Aeroespacial do Japão e o Centro Espacial Mohammed Bin Rashid nos Emirados Árabes Unidos.
 
Em março, o Dr. Jon B. Olansen substituiu Dan Hartman, que se aposentou, como diretor da estação espacial. Olansen está envolvido no programa desde o seu início, em 2019.
 
Está programado para que humanos sejam lançados a bordo da Artemis para a lua não antes de 2026.
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários