NASA e Parceiros Estabelecem a Nova Tentativa de Lançamento do 'Teste do Voo Tripulado da Espaçonave Starliner' Para 5 de Junho

Prezados leitores e leitoras do BS!
 
Crédito da foto: NASA/Joel Kowsky
O Foguete Atlas V da United Launch Alliance (ULA), com a espaçonave Starliner da Boeing a bordo, é visto na plataforma de lançamento do Complexo de Lançamento Espacial 41, antes do Teste de Voo Tripulado da Boeing da NASA, na sexta-feira, 31 de maio de 2024, na Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida.

Ontem (02/06), conforme anunciado anteriormente pelo BS, a NASA informou em seu site oficial que as equipes de missão do Teste de Voo Tripulado da Espaçonave Starliner Boeing estão se preparando para um lançamento às 10h52 EDT de quarta-feira, 5 de junho, a partir do Complexo de Lançamento Espacial 41 na Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida. A missão terá cerca de uma semana de duração e será destinada à Estação Espacial Internacional.
 
Segundo a nota no site, técnicos e engenheiros da ULA trabalharam durante a noite e no domingo para avaliar o equipamento de suporte em solo na plataforma de lançamento, que apresentou problemas durante a contagem regressiva e causou o cancelamento da tentativa de lançamento em 1º de junho. A equipe da ULA identificou um problema em uma única fonte de alimentação terrestre dentro de um dos três chassis redundantes que fornecem energia a um subconjunto de placas de computador responsáveis por várias funções do sistema, incluindo a placa que controla o reabastecimento estável das válvulas de topo para o estágio superior Centaur. Todos os três chassis são necessários para a fase terminal da contagem regressiva do lançamento para garantir a segurança da tripulação.
 
No domingo, o chassis contendo a unidade de alimentação terrestre defeituosa foi removido, inspecionado visualmente e substituído por um chassis de reposição. Nenhum dano físico foi observado. Uma análise completa da falha da unidade de alimentação será realizada para entender melhor a causa raiz. Enquanto isso, a ULA completou as verificações funcionais do novo chassis e das placas, e todo o hardware está funcionando normalmente.
 
Os gerentes da missão optaram por tentar o próximo lançamento em 5 de junho. O 45º Esquadrão Meteorológico da Força Espacial dos EUA prevê uma probabilidade de 90% de condições meteorológicas favoráveis, com a regra das nuvens cúmulus sendo a principal preocupação meteorológica. Outra oportunidade está disponível às 10h29 de quinta-feira, 6 de junho.
 
Os astronautas da NASA Barry “Butch” Wilmore e Suni Williams, a tripulação do teste de voo que será a primeira a lançar a bordo da espaçonave Starliner da Boeing, permanecem em quarentena no Centro Espacial Kennedy da NASA e participarão de atividades de treinamento e proficiência de pilotagem até o lançamento.
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários