A Índia e os EUA Avançam na Cooperação em Voos Espaciais Tripulados
Prezados leitores e leitoras do BS!
Crédito: Escritório do Primeiro-Ministro da Índia Modi
O Primeiro-Ministro da Índia, Narendra Modi, saudou os primeiros astronautas indianos em fevereiro, um dos quais poderá voar para a Estação Espacial Internacional. |
No dia de ontem (18/06) o portal SpaceNews informou que os governos dos Estados Unidos e da Índia anunciaram em 17 de junho que estão avançando com a cooperação em voos espaciais tripulados, que incluiria enviar um astronauta indiano para a Estação Espacial Internacional (ISS), embora poucos detalhes tenham sido divulgados sobre quem voaria e quando.
De acordo a nota do portal, a Casa Branca divulgou uma ficha informativa sobre uma reunião da iniciativa EUA-Índia sobre Tecnologia Crítica e Emergente (iCET), realizada em 17 de junho em Nova Delhi e presidida pelos conselheiros de segurança nacional dos dois países. O comunicado destacou o progresso feito pelos dois países na cooperação em diversos setores de tecnologia.
No espaço, a ficha informativa comemorou "garantir um veículo para o primeiro esforço conjunto entre astronautas da NASA e ISRO na Estação Espacial Internacional". Isso parece referir-se a um anúncio feito em junho do ano passado de que os Estados Unidos treinariam astronautas indianos com o objetivo de "realizar um esforço conjunto para a Estação Espacial Internacional em 2024".
A ficha informativa não revelou quem será o veículo para a missão nem quando ela acontecerá. Em maio, Eric Garcetti, embaixador dos EUA na Índia, afirmou que a missão ocorreria este ano. No entanto, um porta-voz da NASA disse que os detalhes sobre o voo ainda estavam sendo finalizados e somente após isso a NASA "determinaria os cronogramas da missão e os módulos de treinamento necessários" para tal missão.
O cenário mais provável para enviar um astronauta indiano para a ISS seria através de uma missão privada de astronautas, que passaria até duas semanas na estação. A próxima missão desse tipo é a Ax-4 da Axiom Space, prevista para o final deste ano, embora a empresa não tenha divulgado a tripulação para essa missão ou os planos de treinamento.
A ficha informativa observou que os dois países concluíram um "Quadro Estratégico para a Cooperação em Voos Espaciais Tripulados", mas não revelou detalhes sobre o documento. A declaração conjunta do ano passado afirmou que o quadro seria concluído até o final de 2023. Também afirmaram que "trabalhariam para iniciar o treinamento avançado para astronautas da ISRO no Centro Espacial Johnson da NASA".
Os países também estão explorando "oportunidades para a participação da Índia no Programa Lunar Gateway, bem como caminhos conjuntos para colaboração em outras tecnologias espaciais". O Lunar Gateway liderado pela NASA atualmente inclui os parceiros ocidentais na ISS, bem como os Emirados Árabes Unidos, que concordaram em janeiro em desenvolver um módulo de comporta.
Índia e Estados Unidos enfatizaram a cooperação em temas de defesa espacial na declaração. A Índia foi observadora no exercício de segurança espacial Global Sentinel realizado em fevereiro pelo Comando Espacial dos EUA e será participante no exercício no próximo ano. Os dois países também discutiram a cooperação em defesa espacial no Diálogo de Defesa em Domínios Avançados em maio, que incluiu um exercício de mesa sobre espaço. Duas startups indianas, 114ai e 3rdiTech, se associaram à Força Espacial dos EUA em tecnologias de consciência situacional espacial.
A NASA e a agência espacial indiana ISRO têm colaborado há vários anos na missão de ciência da Terra NASA-ISRO Synthetic Aperture Radar (NISAR), como mencionado na ficha informativa. O lançamento do NISAR estava programado para este ano em um foguete GSLV indiano, mas foi adiado para modificar sua grande antena desdobrável para protegê-la de temperaturas mais altas do que o esperado quando guardada. Nenhuma das agências, nem a ficha informativa da Casa Branca, divulgou uma nova data de lançamento para o NISAR.
Agradecemos ao nosso amigo Eugênio Preza, CEO da startup brasileira 'EP.SpaceBr', por nos alertar sobre esta notícia.
Brazilian Space
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!
Nação: Índia
ResponderExcluirPrograma Espacial: (ISRO)
O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, Reconhece a importância de investir no Programa Espacial Nacional. Em breve a Índia enviará ao Espaço seus Vyomnautas.
Enquanto, isso. No Brasil, a "AEB", só tem tempo para viajar, receber super diárias e gastar o dinheiro.... NUNCA apresentou resultado para a sociedade Brasileira.