A Índia e os EUA Avançam na Cooperação em Voos Espaciais Tripulados

Prezados leitores e leitoras do BS!
 
Crédito: Escritório do Primeiro-Ministro da Índia Modi
O Primeiro-Ministro da Índia, Narendra Modi, saudou os primeiros astronautas indianos em fevereiro, um dos quais poderá voar para a Estação Espacial Internacional.
 
No dia de ontem (18/06) o portal SpaceNews informou que os governos dos Estados Unidos e da Índia anunciaram em 17 de junho que estão avançando com a cooperação em voos espaciais tripulados, que incluiria enviar um astronauta indiano para a Estação Espacial Internacional (ISS), embora poucos detalhes tenham sido divulgados sobre quem voaria e quando.
 
De acordo a nota do portal, a Casa Branca divulgou uma ficha informativa sobre uma reunião da iniciativa EUA-Índia sobre Tecnologia Crítica e Emergente (iCET), realizada em 17 de junho em Nova Delhi e presidida pelos conselheiros de segurança nacional dos dois países. O comunicado destacou o progresso feito pelos dois países na cooperação em diversos setores de tecnologia.
 
No espaço, a ficha informativa comemorou "garantir um veículo para o primeiro esforço conjunto entre astronautas da NASA e ISRO na Estação Espacial Internacional". Isso parece referir-se a um anúncio feito em junho do ano passado de que os Estados Unidos treinariam astronautas indianos com o objetivo de "realizar um esforço conjunto para a Estação Espacial Internacional em 2024".
 
A ficha informativa não revelou quem será o veículo para a missão nem quando ela acontecerá. Em maio, Eric Garcetti, embaixador dos EUA na Índia, afirmou que a missão ocorreria este ano. No entanto, um porta-voz da NASA disse que os detalhes sobre o voo ainda estavam sendo finalizados e somente após isso a NASA "determinaria os cronogramas da missão e os módulos de treinamento necessários" para tal missão.
 
O cenário mais provável para enviar um astronauta indiano para a ISS seria através de uma missão privada de astronautas, que passaria até duas semanas na estação. A próxima missão desse tipo é a Ax-4 da Axiom Space, prevista para o final deste ano, embora a empresa não tenha divulgado a tripulação para essa missão ou os planos de treinamento.
 
A ficha informativa observou que os dois países concluíram um "Quadro Estratégico para a Cooperação em Voos Espaciais Tripulados", mas não revelou detalhes sobre o documento. A declaração conjunta do ano passado afirmou que o quadro seria concluído até o final de 2023. Também afirmaram que "trabalhariam para iniciar o treinamento avançado para astronautas da ISRO no Centro Espacial Johnson da NASA".
 
Os países também estão explorando "oportunidades para a participação da Índia no Programa Lunar Gateway, bem como caminhos conjuntos para colaboração em outras tecnologias espaciais". O Lunar Gateway liderado pela NASA atualmente inclui os parceiros ocidentais na ISS, bem como os Emirados Árabes Unidos, que concordaram em janeiro em desenvolver um módulo de comporta.
 
Índia e Estados Unidos enfatizaram a cooperação em temas de defesa espacial na declaração. A Índia foi observadora no exercício de segurança espacial Global Sentinel realizado em fevereiro pelo Comando Espacial dos EUA e será participante no exercício no próximo ano. Os dois países também discutiram a cooperação em defesa espacial no Diálogo de Defesa em Domínios Avançados em maio, que incluiu um exercício de mesa sobre espaço. Duas startups indianas, 114ai e 3rdiTech, se associaram à Força Espacial dos EUA em tecnologias de consciência situacional espacial.
 
A NASA e a agência espacial indiana ISRO têm colaborado há vários anos na missão de ciência da Terra NASA-ISRO Synthetic Aperture Radar (NISAR), como mencionado na ficha informativa. O lançamento do NISAR estava programado para este ano em um foguete GSLV indiano, mas foi adiado para modificar sua grande antena desdobrável para protegê-la de temperaturas mais altas do que o esperado quando guardada. Nenhuma das agências, nem a ficha informativa da Casa Branca, divulgou uma nova data de lançamento para o NISAR.
 
Agradecemos ao nosso amigo Eugênio Preza, CEO da startup brasileira 'EP.SpaceBr', por nos alertar sobre esta notícia.
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários

  1. Nação: Índia
    Programa Espacial: (ISRO)
    O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, Reconhece a importância de investir no Programa Espacial Nacional. Em breve a Índia enviará ao Espaço seus Vyomnautas.

    Enquanto, isso. No Brasil, a "AEB", só tem tempo para viajar, receber super diárias e gastar o dinheiro.... NUNCA apresentou resultado para a sociedade Brasileira.

    ResponderExcluir

Postar um comentário