A Empresa 'MDA Space' Obteve Contrato da Agência Espacial Canadense (CSA) Para a Próxima Fase de Desenvolvimento do Braço Robótico da Futura 'Estação Lunar Gateway'
Prezados leitores e leitoras do BS!
Credito: NASA
Lembram-se da iniciativa de desenvolvimento da Estação Lunar Gateway? Pois então, no dia de ontem (28/06), o portal SpaceNews anunciou que a empresa MDA Space foi contratada pela Agência Espacial Canadense (CSA) por 1 bilhão de dólares canadenses (equivalente a 730 milhões de dólares americanos) para avançar na próxima fase do sistema de braço robótico destinado à esta futura Estação Lunar.
De acordo com a nota do portal, a MDA Space anunciou em 27 de junho que recebeu o contrato para continuar o trabalho no sistema Canadarm3. O contrato abrange a Fase C, design final do sistema, e a Fase D, montagem e teste. O trabalho está programado para ocorrer até março de 2030.
"Estamos entrando em um período emocionante onde o Canadarm3 tomará forma e ganhará vida em nosso chão de produção", disse Mike Greenley, CEO da MDA Space, em um comunicado. "Este marco importante também reflete nossa estratégia em ação, à medida que construímos nosso backlog significativo e lançamos no mercado uma nova geração de produtos e serviços espaciais comerciais."
O governo canadense anunciou em 2019 que participaria da Gateway, tornando-se o primeiro parceiro internacional a se juntar à NASA. Na época, o governo afirmou que investiria 2 bilhões de dólares canadenses ao longo de 24 anos no programa, oferecendo o sistema de braço robótico Canadarm3, que é uma evolução do Canadarm original usado no ônibus espacial e do Canadarm2 atualmente na Estação Espacial Internacional.
A MDA Space, então conhecida como MacDonald, Dettwiler and Associates, recebeu o contrato inicial para começar o trabalho no Canadarm3 em 2020. A empresa era esperada para vencer o contrato devido ao seu trabalho nos sistemas de braço robótico anteriores.
"Baseando-se no legado de investimentos estratégicos em robótica espacial, o Canadarm3 demonstra nosso compromisso com a inovação", disse François-Philippe Champagne, ministro da Inovação, Ciência e Indústria do Canadá, cujo portfólio inclui a Agência Espacial Canadense, em um comunicado.
A MDA Space trabalhou para alavancar os investimentos feitos no Canadarm3 e nos sistemas anteriores para produtos comerciais. A empresa lançou sua linha MDA Skymaker de sistemas de robótica espacial em abril. O rover Lunar Dawn, desenvolvido por uma equipe liderada pela Lunar Outpost, utilizará essa tecnologia. Foi um dos três rovers selecionados pela NASA em abril para financiamento inicial para o seu programa de Serviços de Veículos de Terreno Lunar.
A MDA Space também planeja fornecer um sistema de braço robótico Skymaker para o Starlab, a estação espacial comercial sendo desenvolvida pela joint venture Starlab Space. A MDA Space formalmente se juntou à joint venture em maio, assumindo uma participação acionária não divulgada como parte do acordo para fornecer o sistema de braço robótico da estação.
Em uma entrevista após o anúncio do Starlab Space, Greenley disse que o trabalho em robótica espacial se encaixa em uma estratégia corporativa mais ampla que inclui projetos em observação da Terra e satélites de comunicação. "Agora, productizamos nossa oferta para torná-la mais acessível ao mercado comercial em todas as três áreas de negócios", afirmou.
Para a robótica espacial, esse trabalho inclui a mudança para uma nova instalação nos subúrbios de Brampton, em Ontário, que serve como um "centro de excelência" em robótica espacial para construção e teste de sistemas robóticos. Essa instalação também conta com vários centros de controle de missão para operar os braços robóticos na ISS, Gateway e instalações comerciais.
Brazilian Space
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!
Comentários
Postar um comentário