O Foguete Ariane 6 Completou Ensaio Geral de Abastecimento

Prezado leitores e eleitoras do BS!
 
Crédito: ESA/L. Bourgeon
O primeiro modelo de voo do Ariane 6 na plataforma para um ensaio geral de abastecimento em 20 de junho, o marco final antes do seu lançamento em 9 de julho.
 
No dia de ontem (21/06), o portal SpaceNews anunciou que o 'Foguete Ariane 6'  europeu havia completado um teste de abastecimento e um ensaio de contagem regressiva que é o último marco importante antes de seu lançamento inaugural em julho.
 
De acordo com a nota do portal, a Agência Espacial Europeia informou em 21 de junho que a agência e seus parceiros concluíram um ensaio geral de abastecimento no dia anterior no local de lançamento na Guiana Francesa. No teste, o foguete foi carregado com propelentes de oxigênio líquido e hidrogênio líquido e passou por uma contagem regressiva que parou pouco antes da ignição dos motores.
 
"O ensaio geral de abastecimento é o último marco antes do lançamento", disse Guy Pilchen, gerente do projeto de lançador Ariane 6 na ESA, em comunicado. O teste, comum para novos veículos de lançamento, permite às equipes ajustar "as operações delicadas necessárias até o lançamento, utilizando pela primeira vez o hardware e software reais do foguete", observou ele.
 
O teste estava originalmente programado para 18 de junho, mas foi adiado por dois dias. Funcionários da ESA disseram em uma coletiva de imprensa em 19 de junho, após uma reunião do Conselho da ESA, que o adiamento não estava ligado a nenhum problema importante e não atrasaria o lançamento inaugural do veículo, anunciado no início do mês para 9 de julho.
 
"Os preparativos para o voo inaugural estão realmente progredindo bem", disse Josef Aschbacher, Diretor Geral da ESA, naquela coletiva. Isso incluiu a resolução de problemas remanescentes de uma revisão de qualificação do veículo, concluída em 14 de junho, e a instalação das cargas úteis e carenagem no estágio superior do foguete no mesmo dia.
 
"Não há impedimentos, então tudo continua nominalmente, mas ainda há, é claro, muito trabalho a ser feito em direção ao voo inaugural", disse ele.
 
O comunicado da ESA sobre a conclusão do ensaio geral de abastecimento acrescentou que a análise dos dados continuaria até 26 de junho. A ESA também agendou uma série de coletivas de imprensa para 25 de junho para discutir os preparativos pré-lançamento.
 
A Ariane 6 é crucial para os esforços da ESA para resolver a "crise de lançadores" que temporariamente privou a Europa de acesso independente ao espaço. Vários fatores contribuíram para a crise, como os atrasos no desenvolvimento da Ariane 6 que adiaram sua introdução após o último lançamento do Ariane 5 há quase um ano, problemas com o foguete Vega C que deixaram o veículo fora de operação desde uma falha há um ano e meio, e a perda de acesso ao foguete Soyuz após a invasão da Ucrânia pela Rússia há mais de dois anos.
 
A ESA anunciou em novembro de 2023 um acordo para "exploração estabilizada" da Ariane 6 e do Vega C que incluía o fornecimento de 340 milhões de euros ($364 milhões) por ano em apoio financeiro para a Ariane 6. Esse acordo requer que as empresas que desenvolvem a Ariane 6 reduzam seus custos em 11%.
 
"Estamos no caminho certo para isso", disse Aschbacher sobre essa redução na coletiva. "Muitas discussões ocorreram com alguns dos principais fornecedores", acrescentou, com "bom progresso nos últimos dias".
 
"Estamos progredindo constantemente", disse Toni Tolker-Nielsen, diretor de transporte espacial da ESA, sobre essa redução de custos. Ele disse que um parceiro alemão não nomeado no veículo concordou em implementar esse corte de preço, "então é um grande passo à frente".
 
O acordo de novembro de 2023 também previa a transferência da responsabilidade pelos serviços de lançamento do Vega C da Arianespace para a Avio, a contratante principal do foguete. Executivos da Avio disseram no mês passado que as discussões sobre essa transferência ainda estavam em curso.
 
Aschbacher disse que a ESA foi chamada para mediar negociações entre as duas empresas nas últimas semanas sobre o acordo para transferir as operações do Vega C, a pedido de uma das empresas. "As condições para a transferência do Vega C da Arianespace para a Avio são claras", disse ele. "Fizemos um enorme progresso e estamos muito próximos, eu diria, de ter fechado os itens em aberto." Ele não detalhou os problemas que exigiram a mediação da ESA.
 
O Conselho da ESA estava programado para votar uma resolução aprovando essa transferência na reunião que terminou em 19 de junho, mas Aschbacher disse que o conselho realizará uma reunião separada até o final do mês para finalizar a transferência.
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários