A Bela Espaçonave 'Starliner' Acopla-se Com Sucesso à Estação Espacial Internacional (ISS)
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Credit: NASA TV
Boeing's CST-100 Starliner se aproxima da ISS na missão de Teste de Voo da Tripulação em 6 de junho. |
No dia 6 de junho, a Boeing e a NASA realizaram com sucesso a acoplagem da bela espaçonave "CST-100 Starliner Calypso" à 'Estação Espacial Internacional (ISS)', em uma missão histórica marcada por desafios técnicos relacionados aos propulsores da nave.
A Starliner se conectou ao porto frontal do módulo Harmony da estação às 13h34 (horário do leste dos EUA), aproximadamente 27 horas após seu lançamento na missão Crew Flight Test (CFT). A bordo da Starliner estavam os astronautas da NASA Butch Wilmore e Suni Williams, que entraram na estação cerca de duas horas depois da acoplagem.
A acoplagem sofreu um atraso de mais de uma hora, enquanto os engenheiros resolviam problemas com até cinco propulsores do sistema de controle de reação (RCS) que ficaram inoperantes durante a aproximação. Os controladores da estação mantiveram a Starliner fora da "esfera de exclusão" de 200 metros enquanto tentavam reativar esses propulsores.
Ainda não se sabe exatamente o que causou o mau funcionamento dos propulsores. Em uma coletiva de imprensa após a acoplagem, oficiais da NASA e da Boeing disseram que conseguiram reativar quatro dos cinco propulsores, permitindo a continuação da acoplagem. O problema é semelhante ao observado no voo de teste não tripulado Orbital Flight Test 2 (OFT-2) em maio de 2022, com os propulsores na mesma localização do módulo de serviço apresentando falhas em ambas as ocasiões. "Não entendemos muito bem por que isso está acontecendo", disse Steve Stich, gerente do programa de tripulação comercial da NASA.
O problema parece estar mais relacionado ao software que controla os propulsores e os dados que ele recebe. Stich explicou que o software desativa o propulsor quando detecta parâmetros fora dos limites, como impulso menor do que o esperado ou demora para aumentar. Os controladores então acionaram os propulsores individualmente para confirmar seu funcionamento e reativá-los.
"Os propulsores funcionaram muito bem, e ao reacendê-los provamos isso", disse Mark Nappi, vice-presidente da Boeing e gerente do programa de tripulação comercial. "São as condições que colocamos no software que estão, de alguma forma, desativando os propulsores."
No final de 5 de junho, a NASA e a Boeing informaram que os controladores da espaçonave detectaram mais dois vazamentos de hélio no sistema de propulsão da Starliner, além de um vazamento detectado após uma tentativa de lançamento abortada em 6 de maio, que tiraram alguns propulsores de operação.
Os gerentes da missão aprovaram os planos para permitir que a acoplagem prosseguisse no início de 6 de junho, decidindo usar hélio extra para reprimir o sistema e reativar os propulsores. Stich disse que, após a acoplagem, os controladores encontraram um quarto vazamento de hélio na espaçonave, menor que os outros três.
Ainda não se sabe o que está causando os vazamentos de hélio, mas Nappi não descartou uma causa comum. "Eles são muito semelhantes na maneira como estão se comportando, então há uma boa razão para acreditar que podem ter uma causa comum", disse ele.
Antes do lançamento, os oficiais acreditavam que o único vazamento de hélio conhecido na Starliner era um problema isolado relacionado a um defeito em um selo. "Certamente é algo que vamos reavaliar", disse Nappi sobre essa conclusão anterior.
Com a Starliner agora acoplada à estação, os coletores do sistema de propulsão estão fechados, interrompendo os vazamentos. Stich e Nappi disseram que há hélio suficiente, mesmo com as taxas de vazamento atuais, para permitir que a Starliner desacople e retorne à Terra. O tempo acoplado à estação será usado para investigar a causa dos vazamentos.
A Starliner está programada para permanecer acoplada à estação por pelo menos oito dias, embora os oficiais da agência tenham dito que podem prolongar a estadia para completar testes planejados.
Apesar dos problemas com os propulsores e vazamentos de hélio, os oficiais acreditam que a missão está indo bem no geral, atribuindo os problemas a desafios esperados nos primeiros voos de novos veículos.
"Temos dois problemas na espaçonave agora", disse Nappi, referindo-se aos vazamentos de hélio e aos desligamentos dos propulsores. "Esses são problemas pequenos que vamos resolver para a próxima missão. Não vejo isso como algo significativo."
Wilmore disse em uma sessão de comunicações em 5 de junho que ele e Williams estavam amplamente satisfeitos com o desempenho da espaçonave e com a experiência de lançamento. Naquele ponto da missão, cerca de seis horas após o lançamento, ele disse que a missão estava indo "fabulosamente".
Ele destacou a capacidade da espaçonave de realizar manobras manuais. "Suni e eu fizemos algumas manobras manuais, e ela é precisa", disse ele. "Muito mais do que o simulador."
Williams elogiou os trajes desenvolvidos para a Starliner que ela e Wilmore usaram. "Eles são realmente ótimos: fáceis de operar, fáceis de se mover", disse ela. "É mais um grande dia no espaço."
O entusiasta do BS pode conferir, através do link abaixo, os detalhes dessa histórica e bem-sucedida acoplagem, juntamente com nosso amigo Junior Miranda do Canal HOMEM DO ESPAÇO.
Ou, se preferir, pelo Canal AstroAnimatorVFX (em uma versão mais longa), com nosso membro do BS, Christiano Brandão, através do link abaixo:
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