A Empresa ULA Anunciou Que Alterou a 'Carga Útil' Para o Segundo Lançamento do Seu 'Foguete Vulcan Centaur'

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Credito: ULA
O foguete Vulcan para a missão Cert-2 foi enviado para o Cabo Canaveral em junho para um lançamento agora planejado para setembro, transportando uma carga útil inerte.

Ontem, em 26 de junho, o portal SpaceNews divulgou que a empresa United Launch Alliance (ULA) planeja realizar uma missão do Foguete Vulcan Centaur com carga inerte e instrumentação, após determinar que o Avião Espacial Dream Chaser da Sierra Space não estaria pronta a tempo para um lançamento neste outono.
 
De acordo com a nota do portal, durante uma coletiva de imprensa no dia 26 de junho, Tory Bruno, CEO da ULA, anunciou que a próxima missão Cert-2, agora agendada para setembro, transportará uma carga inerte originalmente destinada como backup para o primeiro lançamento do Vulcan, o Astrobotic Peregrine lunar lander, caso houvesse atrasos neste último. Essa carga substituirá a Dream Chaser, uma nave de carga programada para realizar sua primeira missão rumo à Estação Espacial Internacional.
 
"Recebemos informações da Sierra Space de que eles consideram haver riscos significativos para cumprir a data de voo planeada para meados do ano", disse ele. "Eles nos informaram que vão abrir mão para apoiar nossas missões críticas de segurança nacional que virão depois."
 
A ULA está ansiosa para lançar o Cert-2 porque é o segundo de dois lançamentos necessários para a Força Espacial certificar o foguete para lançar cargas de segurança nacional. A empresa deseja realizar dois desses lançamentos, designados USSF-106 e USSF-87, antes do final do ano.
 
O novo plano da empresa prevê lançar o Cert-2 em setembro com a carga inerte em órbita baixa da Terra. A carga permanecerá acoplada ao estágio superior enquanto a ULA conduz "experimentos e demonstrações" de tecnologias que está considerando incorporar ao Centaur, detalhes dos quais Bruno não revelou.
 
"Em seguida, realizaremos algumas manobras após a missão básica apenas para nos ajudar a entender melhor as capacidades completas do Centaur V e para medir alguns de seus atributos", disse ele, como a evaporação dos seus propelentes criogênicos. O Centaur então seguirá para uma órbita final de descarte que está em conformidade com as Práticas Padrão de Mitigação de Detritos Orbitais do governo dos EUA.
 
O novo plano para o Cert-2 coincide com o que os oficiais do Pentágono disseram em maio, quando comentaram privadamente que considerariam permitir que a ULA lançasse uma carga inerte se a Dream Chaser não estivesse pronta para voar até o final do ano. Bruno afirmou na ligação que não havia outras cargas comerciais disponíveis para substituir a Dream Chaser e manter um lançamento em setembro.
 
Bruno não estimou quanto tempo achava que a certificação levaria, mas acreditava que poderia ser feita a tempo de permitir que a ULA realizasse as duas missões da Força Espacial antes do final do ano, devido ao tempo que a Força Espacial teve para revisar os dados do lançamento Cert-1 em janeiro e os preparativos feitos para o Cert-2.
 
"Está meio que pré-posicionado e pronto para ir", disse ele sobre a documentação de certificação. A ULA entregará dados e análises do Cert-2 à Força Espacial para permitir que ela compare rapidamente o desempenho real com o esperado. "Isso será rápido o suficiente, com muito tempo para voar mais duas vezes este ano."
 
O hardware para o lançamento Cert-2 e as duas missões da Força Espacial que se seguirão está pronto ou próximo da conclusão. A ULA entregou o Vulcan para o Cert-2 ao Cabo Canaveral em seu barco Rocketship, que chegou em 23 de junho. Os próximos dois chegarão ao Cabo em agosto e "logo depois disso", disse Bruno.
 
Ele acrescentou que a ULA recebeu todos os motores BE-4 da Blue Origin necessários para os Vulcans que planeja lançar este ano. "A Blue foi o gargalo anteriormente porque levou um pouco mais para eles desenvolverem esse novo motor de foguete baseado em metano, mas eles conseguiram e estão aumentando a produção agora", disse ele.
 
Isso incluiu, segundo ele, garantias pessoais de Dave Limp, CEO da Blue Origin, de que a empresa será capaz de atender às necessidades da ULA para os motores BE-4, ao mesmo tempo em que produz uma versão do motor para seu próprio foguete New Glenn. "Tenho muito mais confiança na capacidade da Blue de atender às nossas necessidades", disse ele, comparado a "muitos meses atrás ou um ano atrás."
 
A decisão da ULA criará um atraso indefinido para a Dream Chaser. A Sierra Space entregou o primeiro veículo Dream Chaser, chamado Tenacity, ao Kennedy Space Center em maio para testes finais, bem como trabalho em seu sistema de proteção térmica. O veículo chegou ao KSC após uma série de testes de choque, vibração e vácuo térmico no Neil Armstrong Test Facility da NASA, em Ohio.
 
"Como principal defensor de tecnologia de defesa, entendemos a importância da missão Cert-2 da ULA para a criticidade da segurança nacional e o cronograma de nosso parceiro de lançamento. Estamos trabalhando em estreita colaboração com a ULA para identificar a próxima data disponível de lançamento", disse a Sierra Space em comunicado à SpaceNews. A empresa acrescentou que está fazendo "excelente progresso" no veículo, que está "no caminho para voar até o final de 2024".
 
No entanto, os manifestos de lançamento podem empurrar a missão até bem em 2025. Com o Vulcan reservado para duas missões de segurança nacional até o final do ano, o próximo lançamento do Vulcan está planejado para o final do primeiro trimestre de 2025, embora Bruno não tenha revelado a carga útil para essa missão.
 
A ULA, que realizou três lançamentos até agora este ano, está projetando 20 lançamentos em 2025, uma combinação de veículos Atlas e Vulcan. Todos os Atlas estarão prontos até o final do ano, enquanto os Vulcans estarão "à frente da necessidade" para as missões planejadas no próximo ano, disse Bruno. "Tudo o que preciso, batendo na madeira, é que as espaçonaves cheguem no prazo."
 
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