AEB e a sua bizarra '(des)homengem' a Valentina Tereshkova!
Olá, Leitora! Olá, Leitor!
A recente postagem da Agência Espacial Brasileira (AEB), publicada em suas redes sociais no domingo (17/06/2024) em "homenagem" aos 61 anos do voo de Valentina Tereshkova (saiba mais aqui), a primeira mulher a viajar ao espaço, gerou, motivadamente, uma onda de críticas e controvérsias. Em vez de exaltar o histórico feito da cosmonauta soviética, com uma foto ou imagem alusiva à heroína, a AEB optou por uma ilustração que não retratava Tereshkova, mas sim uma mulher astronauta negra. Embora a postagem fizesse uma menção ao programa Artemis e à futura primeira mulher e ao primeiro homem negro a irem à Lua, a escolha da imagem foi, no mínimo, infeliz e desrespeitosa com a história da astronauta pioneira e vulto histórico a ser exaltado na data.
Homenagear é exaltar, é reconhecer e enaltecer feitos históricos de maneira apropriada. Colocar uma ilustração que não representa a homenageada principal é, na verdade, desconsiderar seu legado e seu impacto na história da exploração espacial. O correto teria sido fazer uma homenagem direta a Valentina Tereshkova, destacando seu pioneirismo e contribuição. Qualquer outro tipo de imagem deveria ter sido usada em uma publicação complementar, que poderia abordar os futuros planos do programa Artemis, criando assim uma ligação entre o passado desbravador e o futuro promissor.
A postagem da AEB passou a sensação de que Valentina Tereshkova e seu feito histórico foram colocados em segundo plano com relação ao programa Artemis e sua agenda, muito oportuna e atual, de diversidade e inclusão. Uma ilustração adequada poderia ter incluído Tereshkova ao lado de uma astronauta fictícia (conforme a imagem ilustrativa abaixo, gerada (em menos de 1 minuto) por IA pelo BS), simbolizando a conexão entre o passado e o futuro. Essa abordagem teria sido justa e lógica, prestando uma verdadeira homenagem ao mesmo tempo em que se faz uma ponte para os futuros marcos da exploração espacial.
Explica, mas não justifica
A reação negativa foi tão forte que a AEB retirou a publicação e precisou publicar uma nota de esclarecimento. Nela, a agência afirmou que a intenção da imagem era simbolizar o futuro, mencionando que a homenagem direta a Tereshkova já havia sido feita anteriormente em outra publicação. No entanto, essa explicação soa como uma tentativa de justificar um erro evidente. Se a intenção era realmente olhar para o futuro, isso deveria ter sido feito em uma postagem separada, sem misturar as homenagens e sem desviar o foco do feito histórico de Tereshkova.
Ainda que tente explicar a nota não justifica e não apaga o fato de que a homenagem foi mal concebida. Como órgão oficial, a AEB deveria garantir a qualidade e precisão de suas publicações, especialmente quando se trata de homenagens históricas. Isso demonstra o quão amadora e irresponsável é a gestão da Agência, principalmente no tocante ao processo de comunicação!
Não uma, mas, talvez duas oportunidades comprometidas
E do mesmo modo que a AEB comprometeu a oportunidade de exaltar, respeitosa e apropriadamente, Valentina Tereshkova, ela pode ter, antecipadamente, comprometido a oportunidade de exaltar a inclusão e a diversidade do programa Artemis e, assim sim, fazer uma justa homenagem e ligação com a história das atividades espaciais.
Isso se deve ao fato de que em 12 de setembro próximo (daqui a pouco menos do que 3 meses) comemora-se a missão do ônibus espacial americano (shuttle) levando a primeira astronauta negra da história. A missão STS-47, realizada usando a espaçonave orbital Endeavour entre os dias 12 e 19 de setembro de 1992 (há aproximadamente 32 anos), contava com a jovem e brilhante Médica, Engenheira e Astronauta especialista de missão, Mae Jemison.
Quem melhor do que Mae Jemison poderia ser o elo entre a história e pioneirismos nas atividades espaciais, pricipalmente das mulheres negras, e o futuro programa Artemis?
Pois é, será que agora, com todo esse marketing negativo e verdadeiro tiro no pé que a AEB deu com essa publicação desastrosa, ainda haveria espaço para homenagear uma maravilhosa pioneira negra das atividades espaciais, exaltando o seu exemplo e a identificando como inspirção para as futuras missões Artemis?
Em suma, a AEB perdeu uma oportunidade de fazer uma homenagem adequada e educativa. Em vez disso, optou por uma abordagem que diluiu a importância de Valentina Tereshkova e deixou um gosto amargo em quem esperava uma celebração à altura de sua conquista. Competência e sensibilidade são fundamentais na divulgação científica e histórica, e é isso que esperamos da AEB em futuras postagens.
E por falar em mulheres astronautas, não deixe de ler ou reler a nossa publicação desse ano em homenagem ao Dia das Mulheres: DIA INTERNACIONAL DA MULHER: Por mais mulheres nas atividades espaciais!
Brazilian Space
Esse órgão pífio trocou ate planetas, data da Apolo 11....
ResponderExcluirRepública Federativa do Brasil
ResponderExcluirA autarquia Agência Espacial Brasileira (AEB) vinculada ao (MCTI) - Em pelo DOMINGO no dia 16 de junho de 2024. Faz um POST - do modelo de "ideologia do atual governo". Ou seja, NÃO tem a capacidade de HONRAR a data que se comemora, ou não tem o conhecimento para lê ou interpretar texto? Quem é o responsável pelos post da "AEB"??? -> DOMINGO, tem expediente na "AEB"????
Ano 1963 - 2024 = 61 anos, é a data de comemoração.
No dia de hoje, 16 de junho de 2024, marca um acontecimento histórico na exploração espacial, especialmente para as mulheres. Há 61 anos, a extinta União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) lançou a Cosmonauta Valentina Vladimirovna Tereshkova, que se tornou a primeira mulher a viajar para o espaço.
JUSTA HOMENAGEM PARA A PRIMEIRA MULHER A VIAJAR PARA O ESPAÇO.
Seu nome é Valentina Vladimirovna Tereshkova - Tem 87 anos, está VIVA.
Cadê o Presidente da (AEB) para verificar os post? Huuummm, não tem tempo, está sempre viajando. Ou cadê o Senhor KAIO DA SILVA PONTES - Coordenador de Tecnologia da Informação e Comunicação da (AEB)? Huuummmm, teve está preocupado com quem está acessando o SITE do Blog Brazilian Space (BS) na Rede interna da ("AEB"), não tem tempo para ver os post também? Huuummm "Spy", só pode, né.....
Que isso, Brasil!!!!
VERGONHA, e mais VERGONHA.
"AEB", vou compartilhar um link, que é de uma Startup EdTech PRIVADA Brasileira, é sobre um POST de VERDADE, que tem conhecimento dos fatos.
ResponderExcluirLINK abaixo:
https://www.linkedin.com/feed/update/urn:li:activity:7208173627375030274/?actorCompanyId=74981997
OBSERVAÇÃO - O Ministério da Saúde adverte: Ao não compartilhar informações VERDADEIRA, causa Impotência Cerebral ou Acidente Vascular Cerebral (AVC).