Projeto ANDES: O Brasil Irá Participar Ativamente de Pesquisas Voltadas à Busca Por Vida em Exoplanetas
Prezados leitores e leitoras do BS!
Imagem: ESO/Divulgação
Analisando os comprimentos de onda dos raios de luz, o Andes permitirá que os astrônomos identifiquem detalhes de objetos no espaço. |
No dia de ontem (14/06), a CNN Brasil divulgou que o Brasil participará do maior projeto astronômico global em desenvolvimento: o Andes (Espectrógrafo Echelle de Alta Dispersão). Esse instrumento será integrado ao European Extremely Large Telescope (EELT), possibilitando avanços significativos na busca por sinais de vida em exoplanetas e na potencial detecção das primeiras estrelas do universo.
Conforme o portal, um acordo assinado em 5 de junho envolveu a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e o Observatório Nacional (ON), autorizando o início das construções do Andes.
O espectrógrafo terá como objetivo estudar as atmosferas de exoplanetas semelhantes à Terra, em busca de indícios de vida, e analisar os componentes químicos de objetos distantes, possivelmente sendo o primeiro instrumento a detectar sinais das primeiras estrelas nascidas no Universo.
Jailson Alcaniz, diretor do Observatório Nacional e membro do grupo de cosmologia e física fundamental do projeto Andes/ELT/ESO, afirmou em comunicado à imprensa: "Além das múltiplas perspectivas científicas em diversas áreas da Astronomia, o Andes oferece também uma oportunidade única para testar aspectos fundamentais em Cosmologia e Física Teórica, como a universalidade das leis da Física, a evolução da temperatura da radiação cósmica de fundo e o mapeamento da história da expansão do universo."
Ao analisar os comprimentos de onda dos raios de luz, o Andes permitirá aos astrônomos identificar detalhes dos objetos no espaço, como sua composição química. Este dispositivo tem o potencial de alcançar novos recordes de precisão na análise da luz visível do Universo.
O EELT, que incluirá o Andes, está previsto para ser concluído até o final da década de 2020 e será o maior telescópio óptico do mundo. Sua construção ocorre no deserto do Atacama, no norte do Chile.
Brazilian Space
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!
Comentários
Postar um comentário