Trambolho Starship da SpaceX Sobrevive à Reentrada Durante o Seu Quarto Voo de Teste

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Crédito: SpaceX webcast
Starship/Super Heavy decola em seu quarto voo de teste integrado em 6 de junho.
 
Ontem, dia 6 de junho, o portal 'SpaceNews' anunciou que a SpaceX realizou o quarto voo de teste do sistema de lançamento do trambolho Starship, com o propulsor Super Heavy e o estágio superior Starship retornando à superfície intactos.
 
De acordo com a nota, o veículo decolou às 8:50 da manhã, horário do leste, do local de testes da empresa em Starbase, Boca Chica, Texas. A subida ocorreu conforme o planejado, exceto pela falha de um dos 33 motores Raptor do propulsor Super Heavy em acender.
 
Após a separação dos estágios com "hot staging" – onde o estágio superior Starship acende seus motores antes de se separar do Super Heavy – o propulsor Super Heavy realizou uma queima de retorno sem falhas nos motores Raptor, como nos dois voos anteriores. Em seguida, ele ejetou a seção de interestágio de hot staging, uma nova etapa para este lançamento que a SpaceX diz ser temporária para reduzir a massa do propulsor para seu pouso.
 
Durante a fase final de descida do propulsor, ele reacendeu três motores Raptor para uma queima de pouso, permitindo que fizesse um "pouso" no Golfo do México, reduzindo sua velocidade a zero na superfície do oceano antes de tombar. Este pouso foi uma prioridade importante para a missão.
 
O Starship voou em sua trajetória suborbital planejada, sem apresentar a rotação vista no lançamento anterior em março. Ele forneceu vídeo ao vivo durante a reentrada através dos satélites Starlink, oferecendo vistas dramáticas do campo de plasma envolvendo a espaçonave.
 
O Starship passou pela fase máxima de aquecimento, ao contrário do voo de março, embora o vídeo mostrasse danos a uma das abas. O veículo continuou uma descida controlada e realizou uma queima de pouso antes de cair na água cerca de 65 minutos após a decolagem.
 
"O objetivo deste teste foi obter dados", disse a empresa em um comunicado pós-lançamento resumindo o voo. "O Starship entregou."
 
"Apesar da perda de muitos azulejos e de uma aba danificada, o Starship conseguiu um pouso suave no oceano!" disse Elon Musk, CEO da SpaceX, nas redes sociais.
 
O Administrador da NASA, Bill Nelson, também elogiou o voo como um passo em direção ao desenvolvimento de uma versão do Starship como módulo de pouso lunar que a agência planeja usar para a campanha de exploração lunar Artemis. "Parabéns, SpaceX, pelo voo de teste bem-sucedido do Starship esta manhã!" ele postou. "Estamos mais perto de retornar a humanidade à Lua através do Artemis – e depois olhando para Marte."
 
Musk disse em uma apresentação em abril que, se o pouso do propulsor Super Heavy em uma "torre virtual" no Golfo do México fosse um sucesso no quarto voo, a empresa poderia tentar trazer o propulsor de volta ao local de lançamento no próximo voo para tentar pousá-lo de volta na plataforma com a assistência dos braços "Mechazilla" na torre de lançamento.
 
Musk parecia estar avançando com esse plano em um comentário nas redes sociais logo após este voo. "Acho que devemos tentar pegar o propulsor com os braços Mechazilla no próximo voo!"
 
Credit: SpaceX webcast 
O impulsionador Super Heavy atingiu a superfície do oceano intacto no voo de 6 de junho.
 
Licença FAA Atualizada
 
O lançamento ocorreu dois dias depois que a Administração Federal de Aviação (FAA) emitiu uma licença de lançamento atualizada para o Starship. A licença atualizada não fez grandes mudanças em como a SpaceX conduziria o lançamento, mas era necessária para a SpaceX prosseguir com a missão.
 
A FAA, no entanto, aprovou uma série de exceções propostas pela SpaceX que poderiam acelerar o tempo antes do próximo voo. As "exceções de danos induzidos por testes" permitiriam à SpaceX pular uma investigação se contribuíssem para a perda do veículo no voo, desde que não afetassem a segurança pública.
 
A FAA aprovou três dessas exceções: falha do sistema de proteção térmica do veículo durante a reentrada do Starship, falha das abas do veículo em fornecer controle suficiente durante a reentrada e falha dos motores Raptor durante a queima de pouso. A FAA disse que, se alguma dessas falhas ocorrer, uma investigação não será necessária desde que não resulte em vítimas ou danos a propriedades de terceiros, ou detritos fora das áreas de perigo aprovadas.
 
Crédito: transmissão ao vivo da SpaceX
Uma aba da Starship mostra sinais de danos durante a reentrada no voo de teste de 6 de junho.

Nova Ameaça de Processo
 
No mesmo dia em que a FAA emitiu uma nova licença de lançamento, um grupo ambiental anunciou sua intenção de processar a SpaceX, alegando que seus sistemas terrestres estavam causando contaminação da água.
 
SaveRGV, um grupo focado no meio ambiente da região do Vale do Rio Grande no Texas, anunciou em 4 de junho que informou a SpaceX que processaria a empresa, alegando "violações contínuas da lei federal", especificamente a Lei de Água Limpa.
 
SaveRGV diz que o sistema de deluge de água que a SpaceX instalou em Starbase, destinado a limitar os danos à plataforma durante os lançamentos do Starship, descarrega "águas residuais industriais" que incluem contaminantes como metais que podem viajar até um quilômetro da plataforma. A SpaceX não possui uma licença para tais descargas dos reguladores estaduais do Texas, diz a organização.
 
Uma revisão ambiental conduzida pela FAA antes do segundo lançamento do Starship/Super Heavy em novembro concluiu que a adição do sistema de deluge de água não resultou em mudanças ambientais significativas. A revisão concluiu que a água do sistema de deluge "é esperada ser menor do que um evento de chuva média de verão" e "seria improvável alterar a qualidade da água."
 
A organização disse que processará a SpaceX dentro de 60 dias, buscando penalidades civis e medidas cautelares que poderiam proibir a SpaceX de usar o sistema de deluge ou até mesmo realizar lançamentos lá.

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