O 'Telescópio Espacial Owlet-01', da Startup 'Scout Space' dos EUA, Irá Pegar Carona no Terceiro Lançamento do 'Foguete RS1' da 'ABL Space Systems'

Prezados leitores e leitoras do BS!
 
Credito: ABL Space
As operações pré-lançamento do voo 2 da RS1 estão em andamento em Kodiak, Alasca.
 
No dia de ontem, 10 de junho, o portal SpaceNews divulgou que a 'Scout Space', uma startup dos Estados Unidos especializada em consciência do espaço por meio de observações espaciais, anunciou a assinatura de um acordo de serviços de lançamento com a ABL Space Systems, também dos EUA.
 
De acordo com a reportagem, o acordo visa o lançamento do 'Telescópio Owlet-01' da Scout no terceiro voo do 'Lançador de Satélites Pequenos RS1' da ABL, programado para mais tarde neste ano — sujeito ao sucesso da segunda tentativa de lançamento iminente da ABL.
 
Com sede em Reston, Virgínia, a Scout desenvolve sensores ópticos para o gerenciamento do tráfego espacial e outras aplicações. O Owlet é uma versão do telescópio Owl da empresa destinada a aplicações militares em órbitas geoestacionárias e cislunares.
 
Já a ABL Space, com sede em El Segundo, na Califórnia, ainda não conseguiu lançar com sucesso seu foguete de dois estágios RS1. Sua primeira tentativa em janeiro de 2023 teve uma anomalia e a empresa está se preparando para sua segunda tentativa.
 
O telescópio Owlet será integrado em um cubesat 16U e realizará uma "missão de redução de risco", como afirmou Philip Hover-Smoot, CEO da Scout Space. A empresa pretende validar o sensor óptico e demonstrar seu software de análise de dados.
 

Hover-Smoot mencionou que não poderia discutir os preços para o lançamento com a ABL, mas destacou que a escolha da empresa foi motivada por questões de tempo.
 
"O mercado está bastante concorrido agora", disse ele. A Scout considerou a possibilidade de reservar um lugar em um transporte de pequenos satélites da SpaceX, mas isso exigiria uma espera de mais de um ano por um slot disponível. Por outro lado, a ABL se comprometeu a lançar a missão Owlet antes do final do ano.
 
"Somos realistas quanto aos riscos associados ao lançamento em um veículo novo, mas temos confiança na ABL", afirmou Hover-Smoot.
 
Dan Piemont, presidente e diretor financeiro da ABL Space Systems, também expressou entusiasmo com a escolha da Scout Space pelo RS1 para entregar seu demonstrador de tecnologia crítica à órbita. Ele aguarda com expectativa o fortalecimento da parceria por meio desta missão e no futuro.
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários