Professor da UFC Realiza Importante Mapeamento das Equipes de Fogueteiros do País

Olá Fogueteiros do Brasil!

Fui procurado pelo Prof. Claus Wehmann, professor adjunto do Dep. Eng. Mecânica da Universidade Federal do Ceará (UFC), que nos solicitou para que divulgássemos um valioso e necessário trabalho que o mesmo vem realizando, ou seja o da catalogação das Equipes de Foguetemodelismo do Brasil.

O objetivo desse trabalho será determinar a disseminação destas equipes no território nacional, bem como também determinar as suas características de complexidade e dificuldades encontradas, permitindo assim que se possamos sugerir uma política de apoio mais adequada ao desenvolvimento desta atividade no país.

Pretende-se com isso montar um mapa das distribuição no território, o tempo de existência, os apoios e financiamento, além do interesse em competições (nacionais e internacionais), o grau de complexidade dos projetos e como veriam o apoio da agência espacial brasileira as suas atividades.

Está pesquisa poderá até despertar o interesse do meio privado, caso venha mostrar que somos um mercado em expansão.

A pesquisa é através de um googleforms com 11 perguntas, e convocamos todos os fogueteiros brasileiros a participarem. Abaixo segue o link da pesquisa: 


Sobre o grupo de fogueteiros da UFC que o Prof. Claus Wehmann faz parte, você leitor pode encontrar mais informações no site (www.GDAe.ufc.br), porém abaixo segue um pequeno resumo:

O Grupo de Desenvolvimento Aeroespacial (GDAe- UFC) é um projeto de extensão do curso de Engenharia Mecânica da UFC, que, atualmente, aceita ingressantes de diversos cursos e áreas que estejam dispostos a desenvolver pesquisas sobre o cenário aeroespacial. Além das pesquisas teóricas, os membros desenvolvem projetos de foguetes que geram experimentos e dados empíricos acerca da ciência aeroespacial estudada no GDAe.

Duda Falcão

Comentários